O secretário de Educação do Piauí, Washigton Bandeira, reforçou durante a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada nesta segunda-feira (1º) no Blue Tree Hotel, o protagonismo do estado na área de tecnologia educacional.
Ele destacou que o Piauí tem se tornado referência nacional e internacional, especialmente após ser reconhecido pela Unesco como o primeiro território das Américas a implantar a disciplina de Inteligência Artificial como obrigatória na rede pública.
Segundo o secretário, esse avanço tem sido acompanhado de uma série de iniciativas que fortalecem a formação tecnológica dos estudantes.
Temos cursos técnicos de desenvolvimento de sistemas, de programação de jogos, de empreendedorismo digital, levando os nossos estudantes para intercâmbios educacionais tecnológicos, afirmou.
Atualmente, 55 alunos da rede estadual estão em intercâmbio nos Estados Unidos e na China, conhecendo de perto universidades e modelos avançados de inserção da IA, inclusive observando o uso do sistema DeepSeek em serviços públicos.
Washigton Bandeira destacou ainda que a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste marcará o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste, iniciativa que visa integrar os estados da região na troca de experiências, no compartilhamento de práticas e na ampliação de projetos inovadores.
“É uma série de ações para prepararmos o nosso povo, nosso jovem das escolas públicas, para este mundo das tecnologias da inteligência artificial”, completou.
Rafael Fonteles faz anúncio histórico no Consórcio Nordeste
Fortalecimento da economia, ampliação do crédito e avanço na transição energética estão no centro da Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, realizada nesta segunda-feira (1º) no Blue Tree Hotel. O encontro reúne oito dos nove governadores da região para apresentar um edital bilionário voltado a empresas interessadas em investir no Nordeste. A iniciativa pretende ancorar um ciclo de neoindustrialização com inclusão social e sustentabilidade ambiental.
LANÇAMENTO DE EDITAL E AGENDA DE CRÉDITO
Presidente do Consórcio, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, explicou que a articulação conjunta deve ampliar significativamente o acesso ao crédito na região. Segundo ele, os recursos envolvidos podem chegar a R$ 10 bilhões, fortalecendo atividades produtivas estratégicas.
“Vamos ter anúncios de investimentos com aparatos do BNDES, BNB, Caixa, e Banco do Brasil para aumentar o volume de crédito para empresas que investem no Nordeste”, afirmou.
Fonteles ressaltou ainda que o objetivo é estimular o desenvolvimento e reduzir diferenças regionais. Ele citou que, com crédito produtivo adequado, é possível gerar emprego e renda e aproximar os estados nordestinos da média nacional em indicadores econômicos.