O secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, ressaltou durante a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste a posição de destaque que o estado ocupa no cenário nacional, especialmente nas áreas de segurança pública e gestão prisional. Ele reforçou que o consórcio, comandado pelo governador Rafael Fonteles, tem ampliado a visibilidade e o protagonismo do Nordeste em pautas sociais, econômicas e de segurança.
Segundo o secretário, o Piauí é hoje referência nacional.
O Estado do Piauí é o estado com a menor criminalidade do Nordeste, acredito até do Norte-Nordeste. Isso não nos traz conforto, porque o crime existe, é real. Uma pessoa que morre já nos incomoda, mas no contexto nacional, nós temos um bom trabalho na segurança pública, afirmou, destacando a atuação do secretário Chico Lucas.
Carlos Augusto também enfatizou os avanços dentro do sistema prisional, com ações voltadas para trabalho, educação e reconstrução das unidades.
Todas as nossas unidades têm salas de aula, assistência médica, assistência social, trabalho e da alfabetização ao pré-Enem, disse.
Ele reforçou que esses pilares — educação e trabalho — são essenciais para qualquer pessoa, esteja dentro ou fora do sistema penal. O secretário destacou ainda que esse esforço integra a agenda do governador Rafael Fonteles para fortalecer a segurança pública em todo o estado.