Nesta segunda-feira (23/06) durante o lançamento dos Jogos Escolares Piauiense 2025 (JEPI's), o secretário de Educação, Washington Bandeira, anunciou as novas ações do projeto Seduc Esportiva, que tem como objetivo levar modalidades esportivas a todas as escolas públicas do estado até o final do próximo ano letivo.
“Nós temos também o nosso projeto Seduc Esportiva, que está levando o esporte para todas as nossas escolas. Até o final do próximo ano, todas as escolas terão uma modalidade esportiva”, afirmou o secretário.
Segundo Bandeira, as ações contemplam uma ampla variedade de esportes, que estão sendo introduzidos gradualmente nas unidades de ensino.
“Vocês estão vendo aí jiu-jitsu, xadrez, mesa de handebol, futsal, vôlei. Com parcerias com as federações e associações, a gente movimenta todo o cenário esportivo, levando para a base, que é a escola. Muitas vezes ainda em um nível amador, mas já oferecendo, ao menos, uma estrutura de quadra para que essas crianças possam praticar algum tipo de esporte com acompanhamento adequado”, ressaltou.
Um dos focos do projeto é também a melhoria da infraestrutura esportiva das escolas, em alinhamento com o programa de escolas de tempo integral.
“Uma das ações do nosso projeto Seduc Esportiva é melhorar a estrutura esportiva nas escolas, em linha com o que estamos fazendo em todas as unidades para deixá-las no que chamamos de padrão ouro do tempo integral. Todas já estão no padrão adequado, mas até o final do próximo ano, todas estarão com esse padrão ouro, com todos os espaços, se o imóvel da escola assim permitir."
Entre as ações previstas, estão a construção e reforma de quadras poliesportivas e a revitalização de áreas de convivência, para garantir que os estudantes tenham ambientes adequados para a prática esportiva.
Outro diferencial do Seduc Esportiva é o incentivo à formação de equipes e talentos esportivos dentro das unidades escolares.
“A gente ainda paga uma bolsa para os professores de Educação Física ficarem mais tempo nas escolas, preparando as equipes e os atletas que se destacam", completou
O projeto integra a política educacional do estado de incentivo ao tempo integral e ao desenvolvimento integral dos estudantes.