SEÇÕES

“Se no Ipiranga não tinha sangue, no Jenipapo teve”, diz Rafael Fonteles

À imprensa, antes da celebração, Rafael falou sobre a história de luta do povo piauiense e ressaltou o papel do Estado na garantia de uma melhor qualidade de vida para os cidadãos

Rafael Fonteles celebra, em Campo Maior, 202 anos da Batalha do Jenipapo | Foto: Jade Luara/MeioNews
Siga-nos no

Atualizado às 11:20

O governador Rafael Fonteles discursou durante ato alusivo aos 202 anos da Batalha do Jenipapo, realizado nesta quarta-feira (12) no município de Campo Maior. Em sua fala, Fonteles lembrou o grito de independência nas margens do rio Ipiranga e aproveitou para enalter a luta travada nas margens do rio Jenipapo.

O grande momento dessa adesão do Piauí foi no local onde estamos. Se lá no Ipiranga não teve derramamento de sangue e lágrimas, aqui no Jenipapo tivemos, e todo país do mundo tem orgulho do seu movimento de independência. No caso do Brasil e Piauí, temos que ter cada vez mais orgulho, pois foram homens e mulheres simples lutando contra um exército bem armado do império português.

O chefe do executivo estadual também ressaltou a importância de homenagear os piauienses e brasileiros que seguem enfrentando lutas diárias em busca de promover uma vida melhor para todos. 

Dia muito especial para o Piauí e para o Brasil. O 13 de março é uma data histórica porque consolidou a nação brasileira como conhecemos hoje. Quero agradecer a presença do exército brasileiro. Nós aproveitamos a celebração dessa data histórica para homenagear heróis e heroínas do presente que fazem a diferença na vida das pessoas e proporcionam novas independências para o povo brasileiro.

Foto: Jade luara/MeioNews

O governador Rafael Fonteles (PT) participa nesta quarta-feira (12), na cidade de Campo Maior, das solenidades alusivas aos 202 anos da Batalha do Jenipapo. O primeiro ato acontece na Catedral de Santo Antônio, na Praça Bona Primo, com uma Missa em Ação de Graças.

À imprensa, antes da celebração, Rafael falou sobre a história de luta do povo piauiense e ressaltou o papel do Estado na garantia de uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, que buscam ter condição de um trabalho digno para “viver do suor do seu próprio trabalho”.

“Queremos um estado com mais oportunidades para a nossa gente, sobretudo na educação, que é o que realmente transforma, para acabar com esse ciclo, que permanece, de pobreza”, disse aos jornalistas. 

Seguiu dizendo que o papel dos poderes é “contribuir com a melhoria da qualidade de vida do povo”, reduzindo as desigualdades sociais. 

ATO NO MONUMENTO HISTÓRICO

Após a missa, a comitiva do governador segue para o monumento Heróis do Jenipapo, onde acontece o tradicional desfile militar, a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, além da outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a personalidades que contribuíram para a história do estado.

Rafael Fonteles em solenidade aos 202 anos da Batalha do Jenipapo - Foto: Jade Luara/MeioNews

Tópicos
Carregue mais
Veja Também