O sargento Jurandir Pereira de Oliveira, da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), que havia sido baleado durante uma tentativa de assalto na última segunda-feira (9), morreu na madrugada deste sábado (14) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Jurandir trabalhou por 32 anos como policial e, conforme a nota de pesar divulgada pela Polícia Militar, deixa "um legado de profissionalismo e compromisso com a segurança pública."
Até agora, um suspeito do crime foi preso. João Pedro compareceu ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanhado por sua advogada na tarde do dia 9. Outras seis pessoas, incluindo menores de idade, relacionadas ao caso já foram identificadas.
O DIA DO CRIME
A tentativa de assalto aconteceu no bairro Alto da Ressurreição, na zona Sudeste de Teresina. O sargento estava em frente a uma padaria, abrindo o porta-malas de um carro, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta. Imagens de câmeras de segurança mostram um dos criminosos descendo da moto e iniciando uma luta corporal com o policial.
Logo em seguida, outros quatro suspeitos chegaram em um carro, e três deles desceram para participar da ação. O sargento conseguiu se desvencilhar do primeiro agressor, sacou sua arma e revidou os disparos enquanto tentava se proteger ao lado de um veículo.
POLICIAL MATOU ASSALTANTE
Durante a fuga, um dos assaltantes foi atingido por tiros disparados pelo policial. Ele caiu na calçada de outro estabelecimento e morreu no local.
O sargento foi socorrido e levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) antes de ser transferido ao HUT, onde passou por cirurgia. Inicialmente, a Polícia Civil apontou que a reação do sargento foi um caso de legítima defesa.
O delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), reforçou que, pelas circunstâncias, o sargento agiu para se proteger durante o ataque.
NOTA DA PM-PI
É com imenso pesar que a Polícia Militar do Piauí lamenta o falecimento do sargento Jurandir Pereira de Oliveira, ocorrido neste sábado (14).
Ao longo de 32 anos de carreira, o sargento Oliveira deixou um legado de profissionalismo e compromisso com a segurança pública. Sentimos profundamente a perda do policial, cuja dedicação e serviço foram marcantes para a nossa comunidade e para a corporação. Que Deus o acolha em seu infinito amor e lhe dê descanso eterno.
O velório será na Igreja Savina Petrilli no bairro Dirceu I, às 15 horas. O Centro de Assistência Integrada à Saúde (CAIS) presta apoio à família por meio do Plano de Assistência Funerária (PLANAF) da Polícia Militar do Piauí. O Comando-Geral e toda a Corporação estendem condolências à família e aos amigos enlutados.