A Defensora Pública Sarah Vieira Miranda, titular do Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí, foi eleita presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi) para o biênio 2023/2024.
A nova mesa diretora também é composta pela representante da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Luzia Raquel J. da Silva Melo, como Vice-Presidente; e a representante da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Gonçala Alves de Oliveira Neta, como Secretária.
A eleição, na qual concorreram duas chapas, foi realizada durante reunião ordinária ocorrida na casa dos Conselhos, com a presença de representantes da SASC, Sejus, Uespi, Sesapi, Jucepi, Secult, SSP, OAB, SINTE, Funaci e Sociedade São Vicente de Paula, entre outras.
A Defensora Pública Sarah Miranda diz receber o cargo com muita responsabilidade e destaca a relevância da Defensoria Pública em presidir o Conselho.
“O Cedipi possui grande importância na rede de proteção à pessoa idosa e esperamos poder contribuir ainda mais para seu fortalecimento e estruturação. Nesse sentido, a Defensoria Pública que possui assento nesse Conselho e vem desempenhando ao longo desses anos um papel ativo em prol da pessoa idosa do Estado do Piauí, espera poder contribuir ainda mais à frente do Cedipi no biênio 2023/2024 . Agradecemos às Sras. Gonçala e Raquel pela disponibilidade de seus nomes para compor a nova Diretoria e que todo o Conselho possa conjugar esforços, obtendo frutos cada mais relevantes para atingir seus fins institucionais e uma tutela cada vez mais efetiva da pessoa idosa”, destaca.
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi) é órgão deliberativo colegiado de composição paritária, integrado por representantes das entidades governamentais e não-governamentais, previsto na Lei 5.244 de 13 de junho de 2002. O Cedipi tem como objetivo deliberar, formular, supervisionar e avaliar a política da pessoa idosa a nível estadual.
Possuem assento no Conselho os membros das seguintes entidades governamentais e não governamentais: Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH);Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI); Fundação de Desportos do Piauí (Fundespi); Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc); Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Secretaria de Estado da Saúde (Sesapí); Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSPPI); Universidade Estadual do Piauí (Uespi); Ação Social Arquidiocesana (Asa); Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Teresina (Apae); Conselho Regional de Serviço Social do Piauí (Cress); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag); Fundação Padre Dante Civiero (Funaci); Legião Brasileira da Boa Vontade (LBV); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Pastoral da Pessoa Idosa (PPI); Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte); e Sociedade de São Vicente de Paula (SSVP).