São João do Piauí se destaca na oferta de eletrocardiogramas gratuitos; mais de 2,8 mil laudos

Além do eletrocardiograma, o Piauí Saúde Digital também oferece atendimento com clínico geral e 10 especialistas por meio da telemedicina.

São João do Piauí.  | TV Meio São João do Piauí. | Foto: TV Meio
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Norberto Ribeiro, morador de São João do Piauí, convive com diabetes há 10 anos e busca atendimento médico regularmente para controlar a doença. Recentemente, ele teve a oportunidade de realizar um eletrocardiograma gratuito através do programa Piauí Saúde Digital. O município, localizado na região Sudeste do estado, vem sendo um dos campeões na emissão de laudos.

“Gostei do exame, gostei da aqui, do entendimento, tudo aqui. Anos atrás eu não sentia mais com saúde, agora eu estou sentindo mais ou menos, que tem um problema diabético também. Aí todo dia assim, um dia tá bem, todo dia tá mal”, afirmou o morador. 

AGILIDADE 

O eletrocardiograma, realizado em apenas 10 minutos, é um exame fundamental para avaliar a saúde do coração, especialmente em pessoas com hipertensão, colesterol alto, tabagismo, diabetes ou histórico familiar de doenças cardíacas, além de apontar anormalidades. Após o exame, Norberto saiu do atendimento com o resultado em mãos. 

“Agora eles conseguem fazer o exame sem se deslocar e ter o laudo de maneira enérgica e rápida. Isso tem feito a total diferença em cada município e tem sido bem resolutivo”, afirmou a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, responsável pelo programa. 

EXAMES E TELECONSULTAS

O programa, implementado em novembro de 2024 pelo governo do estado, já emitiu mais de 2.800 laudos em apenas 20 dias. Além do eletrocardiograma, o Piauí Saúde Digital também oferece atendimento com clínico geral e 10 especialistas por meio da telemedicina: ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedista, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição.

 Na cidade, os pontos ficam em duas unidades básicas de saúde (UBSs) e no Centro Especializado em Saúde da Mulher e da Criança. 

“A demanda já era um pouquinho grande, só que o laudo não era entregue no mesmo dia. Era de dois a três dias. E agora que é entregue no mesmo dia, aí é que a demanda vai aumentar mais ainda. E é isso que a gente quer, continuar aumentando a demanda [...] E a gente apresenta a telemedicina. Relata que o paciente não vai precisar ser deslocado aqui para Teresina”, explicou Maurícia Rodrigues, Coord. do Saúde Digital em São João do Piauí. 

Aureliana Mendes, agente de saúde há mais de 20 anos, foi uma das primeiras pacientes a utilizar o programa. Ela relata que possui fibromialgia, que é uma síndrome crônica que causa dor generalizada no corpo, há mais de 15 anos. 

 “Tenho a pressão alta também. Enfim, agora eu tô com chegando na idade, os probleminhas estão aparecendo. [...] E aí você poder ser atendido aqui na sua cidade.  [...] Enquanto tiver dando certo por aqui dessa forma com esse novo atendimento, para mim é muito interessante e ótimo. Eu tenho certeza que a população também vai gostar”, destacou a agente. 

TV MEIO APRESENTA SÉRIE DE REPORTAGENS

A TV Meio preparou uma série de matérias especiais contando sobre a proposta do projeto de conectar os habitantes de cada canto do estado e garantir atendimento de qualidade sem barreiras. As reportagens estão sendo exibidas nos programas Bom dia Meio, Agora Piauí e Patrulha.

O repórter Helder Felipe juntamente com os cinegrafistas Cleiton Pereira e Anderson Veloso, percorreram mais de 2.500 km de norte a sul do território piauiense, visitando 11 municípios. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com