Samuel Nascimento vai ao lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital

O evento foi realizado em Brasília e contou com a presença de vários ministro do governo Lula

Secretário Samuel Nascimento participou do evento em Brasília | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário da Administração (Sead), Samuel Nascimento, participou nesta quarta-feira (2), em Brasília, do lançamento da construção participativa da Estratégia Nacional de Governo Digital. Esta é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“Participamos desse momento importante do Governo Federal e o Piauí faz também toda a sua estratégia de transformação digital. Neste lançamento são tratados temas como gestão de pessoas e integração de serviços do sistema do Governo Federal com o Estadual, começa um processo de escuta e compartilhamento para consolidar na estratégia nacional as melhores experiências e lições aprendidas”, afirmou o secretário.

O objetivo é construir, de forma colaborativa, um conjunto de recomendações estratégicas para orientar a transformação digital da administração pública, visando garantir a prestação de serviços públicos de alta qualidade ao longo dos próximos quatro anos. Dessa maneira, busca-se promover a integração federativa em prol de proporcionar à sociedade a melhor experiência possível na interação com os governos.

O MGI iniciará um processo colaborativo em conjunto com estados, municípios e representantes da sociedade para a elaboração da Estratégia Nacional de Governo Digital. Este documento terá como propósito servir como guia de recomendações para que órgãos e entidades públicas possam simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos, oferecendo serviços digitais cada vez mais seguros e de alta qualidade.

A construção desse documento será realizada de forma colaborativa, participativa e engajada, buscando incorporar a diversidade de perspectivas e necessidades dos diferentes setores da sociedade. Com base nessa Estratégia Nacional, cada ente federado terá a responsabilidade de desenvolver a sua própria estratégia de governo digital. 

O evento contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; ministro da Casa Civil, Rui Costa; ministro das Comunicações, Juscelino Filho; ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius de Carvalho; secretário Geral, Renato Simões; secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, além dos representantes da ENAP, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad).

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES