SEÇÕES

Revisão Pré-Saeb fortalece preparação de mais de 800 estudantes em Teresina

Projeto Pré-Saeb 2025 visa preparar os alunos para uma das principais avaliações do ano, alcançando mais de 150 mil em todo o Piauí com aulas que combinam teoria e prática

Estudantes participam de revisão Pré-Saeb | Foto: Matheus Oliveira/ Meio News
Siga-nos no

Estudantes da rede pública estadual se reuniram nesta segunda-feira (13/10), no Centro de Convenções de Teresina, para a Revisão Pré-Saeb 2025, voltada especialmente para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), buscou revisar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática de forma dinâmica e interativa, combinando teoria e prática.

Durante a aula, os alunos participaram de quizzes, desafios em grupo e dinâmicas que tornaram o aprendizado mais leve e envolvente. As aulas foram ministradas por quatro professores, dois de cada disciplina, e os alunos receberam material didático com questões focadas na avaliação.

“As revisões do Saeb estão nos ajudando a nos concentrar e a nos acalmar para as questões do Enem e do próprio Saeb”, afirmou Lindahelen Dantas, estudante do CETI Professor Balduíno Barbosa de Deus. Ela ressaltou que as dinâmicas promovidas durante o evento ajudam tanto no aprendizado quanto no lazer.

Piauí no topo do ranking nacional

Washington Bandeira, secretário de Educação do estado (Foto: Matheus Oliveira/ Meio News)

O Piauí se destaca com o melhor Ensino Médio do Nordeste e o quarto melhor do país. Para Washington Bandeira, secretário de Educação do estado, os resultados do Saeb refletem diretamente na qualidade da educação local.

“Um bom desempenho garante mais investimentos na educação pública, transformações nas escolas, bolsas de incentivo, materiais didáticos especiais e até premiações para alunos e funcionários”, afirmou.

Além de valorizar o esforço dos estudantes, as escolas com melhores resultados no Saeb e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) podem oferecer viagens de formatura para os terceiranistas no ano seguinte. O secretário também ressaltou que as ações têm como objetivo mobilizar e engajar toda a comunidade escolar, reforçando disciplina, dedicação e foco.

As provas serão realizadas em outubro, com aplicação impressa entre os dias 20 e 31, e questionários eletrônicos disponíveis de setembro a novembro. A avaliação nacional, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mede o aprendizado de estudantes da Educação Básica, incluindo 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, contribuindo para o cálculo do IDEB.

Viviane Carvalhedo, superintendente de Educação Básica e Ensino Superior da Seduc (Foto: Matheus Oliveira/ Meio News)

Segundo Viviane Carvalhedo, superintendente de Educação Básica e Ensino Superior da Seduc, a prova do Saeb será um passo decisivo para levar o Piauí ao topo do IDEB 2025.

"O Piauí está nessa preparação intensa desde 2024; já somos o melhor Ensino Médio do Nordeste, o quarto melhor Ensino Médio do país, e não queremos menos do que o topo. Nada mais justo nesse mês de outubro, que é o mês em que nós comemoramos a independência do Piauí, é o mês dos professores e das professoras de todo o Brasil, mas especialmente os nossos, do Piauí, que são inspiração para todas as pessoas que fazem a transformação das vidas. E agora, a partir da próxima semana, faremos a prova do Saeb, que vai levar o Piauí ao topo do Ideb Nacional 2025; é o que nós esperamos, é no que nós acreditamos, é no que nós temos a certeza de que vamos chegar", afirmou.

Interação que educa

Luciele Lopes, estudante do CETI Professor Balduíno Barbosa de Deus, destacou a importância da revisão como forma de descontrair e aprender com os erros. “Estar aqui nos dá incentivo, permite participar mais, aprender com os erros e até fazer amizades. Meu conselho é estudar, participar e acompanhar as revisões online”, afirmou.

Mácia Mousinho, professora do Ceti Maria de Lourdes Ribeiro  (Foto: Matheus Oliveira/ Meio News)

Mácia Mousinho, professora do Ceti Maria de Lourdes Ribeiro, acrescentou que o diferencial da revisão foi a abordagem mais dinâmica, que permite alinhamento final de conhecimentos antes das provas.

 "Próxima semana, todos os nossos alunos irão se empenhar, eles estão todos preparadíssimos, apenas alinhando aqueles conhecimentos que estavam um pouco debilitados. Agora vão sair daqui bem afinados. Após essas revisões, observamos aumento significativo no desempenho dos alunos nos simulados e mini-tests”, explicou.

Equipe Seduc (Foto: Matheus Oliveira/ Meio News)

Apoio integral

O evento reuniu representantes das quatro Gerências Regionais de Educação (GREs) de Teresina e foi o último encontro da caravana Pré-Enem + Pré-Saeb 2025 na capital. Nos próximos dias, a iniciativa seguirá para Floriano, São Raimundo Nonato e São João do Piauí, garantindo acesso à preparação a milhares de estudantes. A revisão também foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação no YouTube, possibilitando que mais alunos participassem de forma remota.

Com a integração de revisões presenciais, simulados, monitoria, aulas para EJA e expansão do Laboratório de Redação, o projeto Seduc visa alcançar mais de 150 mil estudantes em todo o estado, promovendo preparação intensiva para as principais avaliações do ano.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também