A Prefeitura de Teresina anunciou um novo nome para assumir a gerência do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da capital após a desistência da médica veterinária Oriana Bezerra. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira (7) pelo futuro presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles Silveira, durante entrevista ao programa Notícias do Dia, da jornalista Cinthia Lages. O médico veterinário Joaquim Gomes da Silva Filho foi nomeado para o cargo.
REAÇÕES NEGATIVAS
A indicação de Oriana Bezerra, feita em janeiro, gerou reações negativas por parte de protetores de animais, que lançaram uma carta aberta ao prefeito Sílvio Mendes criticando a escolha. Segundo os manifestantes, a gestão anterior de Oriana no CCZ não priorizava o bem-estar dos animais e representaria um retrocesso nas políticas públicas voltadas à causa.
A repercussão do caso mobilizou tutores e ativistas da causa animal em Teresina por conta das decisões de abate de animais com doenças graves. em meio a essa controvérsia, a própria Oriana Bezerra comunicou à gestão municipal sua decisão de não assumir a função. “Diante de tanta celeuma, eu não tenho intenção de assumir”, disse ela, segundo Charles Silveira.
"A Oriana é uma profissional competente, séria, e ela seguia, à sua época, os protocolos do Ministério da Saúde, com relação à leishmaniose, que tinha que fazer o abate", declarou Charles Silveira.
COMO FOI ESCOLHA
Para definir o novo nome, Charles Silveira afirmou ter consultado Amparo Salmito, Kelson Eulálio e a professora Amarilis Borba. O grupo sugeriu Joaquim Gomes da Silva Filho, que aceitou o convite e foi nomeado pelo prefeito.
"Temos profissionais competentíssimos lá na Zona Norte e nós queremos é que a gente faça o controle, a saúde animal e proteção não só aos animais, como também a proteção às pessoas", comentou o presidente da FMS.
Silveira também mencionou desafios estruturais que a nova gerência precisará enfrentar, como a falta de equipamentos e insumos essenciais para o funcionamento do CCZ. Segundo ele, a equipe está trabalhando para solucionar esses problemas, mas pediu paciência à população.
PARA QUE SERVE O CCZ
A Gerência de Zoonoses (Gezoon) desenvolve atividades inerentes aos Programas de Controle da Raiva, Leishmaniose Visceral, Dengue, animais sinantrópicos (são aqueles geralmente indesejáveis, por poderem transmitir doenças, inutilizar ou destruir alimentos. Entre eles estão ratos, pombos, baratas, mosquitos, entre outros); os roedores, animais peçonhentos, outras zoonoses educação em saúde.