SEÇÕES

Rede Meio exibirá homenagem à arqueóloga Niède Guidon neste domingo (8)

Documentário apresentado por Cinthia Lages revisita a trajetória da pesquisadora na Serra da Capivara, símbolo da arqueologia brasileira

Arqueóloga Niède Guidon | Crédito: (Reprodução/Paulo Vitale/VEJA)
Siga-nos no

Neste domingo (08/06), a Rede Meio exibe, às 19h30, o documentário Caravana Meu Novo Piauí Serra da Capivara, em homenagem à arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, que faleceu na madrugada da última quarta-feira, aos 92 anos. Com apresentação da jornalista Cinthia Lages, a produção retrata a trajetória das pesquisas sobre a chegada do homem às Américas.

A exibição do documentário é uma forma de reverenciar o legado da arqueóloga, que deixa um trabalho imensurável para a ciência, para o patrimônio cultural brasileiro e para gerações futuras que seguem se inspirando em sua caminhada e resistência.

Caravana Meu Novo Piauí Serra da Capivara, (Foto: Rede Meio)

"Essa semana o Piauí e o mundo perdeu Niède Guidon. Foi exatamente na Serra da Capivara que Niède passou boa parte da sua juventude. Dedicou o seu conhecimento, a sua disposição e a sua incrível capacidade ao longo de tantos e tantos anos. Eu convido você a assistir a essa reportagem, a esse documentário especial, neste domingo às sete e meia da noite!", destacou Cinthia Lages.

Niède dedicou boa parte de sua vida ao Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Sul do Piauí, onde liderou escavações e estudos que desafiaram as principais teorias sobre a ocupação humana no continente americano. Reconhecido internacionalmente, seu trabalho foi fundamental para posicionar o Brasil no centro de debates científicos sobre a pré-história das Américas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também