SEÇÕES

Raposa-do-campo resgatada na Zona Norte de Teresina é devolvida à natureza

A ação faz parte de um trabalho da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh)

Raposa-do-campo ameaçada é reabilitada e volta à natureza | Foto: Semarh
Siga-nos no

Uma raposa-do-campo, espécie ameaçada de extinção, voltou à natureza após meses de reabilitação. O animal foi solto nesta terça-feira (22) no Parque Estadual do Rangel, em Curimatá, no Sul do Piauí. A ação faz parte de um trabalho da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

O QUE ACONTECEU

A raposa havia sido encontrada em uma residência no povoado São Vicente, na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital, por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental. O animal apresentava sinais de domesticação, com as patas atrofiadas, alimentação inadequada e sintomas de estresse. Após o resgate, passou por tratamento especializado no Cetas.

Além da raposa, outros nove animais, entre jabutis e aves, como o caburezinho, também foram devolvidos ao habitat natural na mesma ocasião. Todos foram vítimas de maus-tratos, tráfico ou resgatados em situações de risco.

A soltura foi realizada em uma área segura, com vegetação e alimento adequados, onde os animais podem se readaptar ao ambiente natural. 

Jabutis foram devolvidos à natureza no Piauí | Foto: Semarh

Segundo a Semarh, só em 2025, cerca de 100 animais já foram reabilitados e devolvidos à natureza. O Cetas mantém um dos melhores índices do país, com 70% de sucesso nas reintegrações.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também