Rafael inaugura a Casa do Artesão: “Potencializando a comercialização da arte piauiense”

A Casa do Artesão é um espaço multifuncional criado para promover o artesanato piauiense.

A Casa do Artesão é um espaço multifuncional criado para promover o artesanato piauiense. | Foto: Raíssa Morais A Casa do Artesão é um espaço multifuncional criado para promover o artesanato piauiense. | Foto: Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta quinta-feira (3), a Casa do Artesão Design Mestre Albertino, na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Criado pela Secult, por meio da Sudarpi, o espaço visa promover o artesanato piauiense, integrar artesãos e fortalecer a identidade cultural do estado.

O espaço multifuncional foi criado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), para promover o artesanato piauiense, integrar artesãos e fortalecer a identidade cultural e econômica do estado.

ESPAÇO COM TRÊS ÁREAS ESTRATÉGICAS

O espaço conta com três áreas estratégicas: um local fixo para comercialização; um ambiente para eventos e exposições; e uma sala destinada a reuniões e capacitação dos artesãos. Inicialmente, a Casa do Artesão beneficiará diretamente 40 artesãos, com a meta de expandir esse número para mais de 100 até julho de 2025. 

Foto: Raíssa Morais/MeioNews

Além disso, o projeto já está integrado a eventos de grande relevância, como a CasaCor Piauí, a Galeria Nômade e feiras nacionais de turismo, ampliando a presença do artesanato piauiense no cenário nacional e internacional.

Em entrevista, o governador Rafael Fonteles disse que está sendo feito um investimento de R$ 2 milhões na Central de Artesanato, em diversas áreas, e que a Casa do Artesão, que está sendo entregue hoje, é de extrema importância para potencializar a comercialização do artesanato piauiense.

Nós estamos, ao mesmo tempo, revitalizando esse patrimônio do Piauí, que é a Central de Artesanato, é uma obra de mais de R$ 2 milhões que está sendo feita gradativamente, para não atrapalhar o funcionamento da Central, mas todas as áreas comuns, desde a entrada, área do estacionamento, auditório, todas estão em processo de revitalização e modernização e um espaço muito importante já ficou pronto, que é a casa do artesão, que é uma oportunidade de potencializar a comercialização dessas peças feitas pelos nossos artesãos. Nós temos aqui, 34 permissionários e a nossa ideia é permitir mais essa oportunidade de comercialização. A grande preocupação do governo, é que essa atividade, do artesanato, da moda, da economia criativa em geral, gere cada vez mais renda para a população. Também será lançado o portal Made in Piauí, que vai conectar esse artesanato com o mundo, para as pessoas não precisarem vir aqui para adquirir um pedacinho do Piauí pra colocar na sua casa, pra presentear um amigo e apreciar a boa e bela arte do Piauí.

Foto: Raíssa Morais/MeioNews

A abertura da Casa do Artesão Design Mestre Albertino representa um marco significativo para o setor, proporcionando um ambiente colaborativo e estruturado para que os artesãos possam divulgar e comercializar suas produções de maneira mais eficiente. 

O espaço também desempenha um papel fundamental na preservação das tradições artesanais, incentivando a transmissão de conhecimentos entre gerações e promovendo a inclusão social por meio do artesanato.

Em entrevista à Rede Meio, o Superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), Ícaro Machado, disse que esse novo espaço é uma vitrine para o artesanato piauiense e que haverá uma curadoria especializada para auxiliar os artesãos que desejam comercializar suas peças.

Esse espaço é uma vitrine para o artesanato piauiense, a gente tem aqui o serviço de curadoria especializada para mostrar o que há de melhor no artesanato para os turistas, para o nosso povo, para que todos possam conhecer melhor nosso trabalho. Os artesãos podem se inscrever, trazer suas peças para cá, para que depois elas possam ser comercializadas. Para a gente, é muito importante essa conquista, pois estamos dando independência aos artesãos, que podem vender diretamente para o cliente e o cliente pode consumir de forma direta de quem produz, disse.

Foto: Raíssa Morais/MeioNews

Juliana Galvão, Diretora da Sudarpi, disse que esse novo espaço inaugurado, servirá para aproximar o artesão com o público, para que as peças possam ser conhecidas, potencializando a comercialização da arte piauiense.

Nosso espaço é um projeto para aproximar o artesão com o público e nós conseguimos segmentar diversos espaços dentro da Casa do Artesão, onde o artesão pode comercializar, de forma direta. A gente faz um processo de curadoria das peças e fazemos com que essas peças fiquem expostas e à disposição para venda em nosso espaço, trazendo essa proximidade com o turista, com o visitante, dentro da Central de Artesanato.

Foto: Raíssa Morais/MeioNews

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com