- Governador Rafael Fonteles vistoriou obras de recuperação da PI-239 em Arraial, no Piauí.
- Obra investe R$ 6,7 milhões para recuperação de 25,8 km da rodovia estadual.
- Reestruturação visa melhorar tráfego, segurança e integração da região sul do estado.
- DER prevê conclusão dos trabalhos até o fim do ano, com recapeamento e sinalização.
- Projetos visam fortalecer economia local e facilitar acesso a serviços essenciais.
O governador Rafael Fonteles vistoriou neste domingo (28), em Arraial, as obras de recuperação da rodovia estadual PI-239, no trecho que liga o município a Cajazeiras do Piauí. A ação integra o conjunto de obras de reestruturação de toda a rodovia. Antes da vistoria, o governador inaugurou outro trecho da PI-239, entre Francisco Ayres e o entroncamento com a BR-343.
Na obra, estão sendo investidos R$ 6,7 milhões, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), contemplando a recuperação de 25,8 quilômetros da rodovia. A reestruturação fortalece a infraestrutura rodoviária do Sul do estado, amplia a integração do território e melhora a ligação entre Arraial e Cajazeiras do Piauí. Ao final dos serviços, a via vai oferecer melhores condições de tráfego, mais segurança para os usuários e maior eficiência no escoamento da produção regional.
O governador destacou que a reestruturação da PI-239 está sendo feita em toda a sua extensão, garantindo melhores condições de mobilidade para moradores, produtores rurais e motoristas que usam a rodovia diariamente. Segundo ele, o trecho entre Arraial e Cajazeiras é estratégico para o transporte de grãos, frutas e para o acesso a serviços de saúde e educação nos municípios vizinhos.
A previsão do DER é concluir os 25,8 km até o fim deste ano. Os trabalhos incluem recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, drenagem e recuperação de pontos críticos. Equipes trabalham em dois turnos para acelerar o cronograma sem interromper totalmente o tráfego.
Fonteles afirmou que o Governo do Estado mantém o foco em obras estruturantes no interior.
“Rodovia boa significa custo menor para quem produz, segurança para quem viaja e mais desenvolvimento para a região. A PI-239 recuperada vai mudar a realidade de Arraial e Cajazeiras”, disse.
O diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, destacou que as obras na PI-239 fazem parte do programa de investimentos do Governo do Estado voltado à modernização da infraestrutura rodoviária, com o objetivo de ampliar a mobilidade, reforçar a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento dos municípios da região.
“Esta é mais uma etapa das intervenções na PI-239, importante ligação entre os municípios situados no trecho entre Oeiras e Floriano. Atualmente, estamos recuperando 25 quilômetros da rodovia entre Arraial e Cajazeiras do Piauí, beneficiando a população que utiliza essa via diariamente para o deslocamento ao trabalho, acesso ao comércio, aos serviços de saúde e educação, além do transporte da produção local”, concluiu.