O governador Rafael Fonteles (PT) já está na cidade chinesa de Xiamen para seguir sua agenda em busca de parcerias e investimentos para o Piauí.
Nesta quarta-feira (25), o chefe do Executivo estadual fez uma visita técnica ao Porto de Xiamen, localizado na província de Fujian, que é considerado um dos maiores do mundo e tem um sistema de operação totalmente integrado e automatizado. ‘’Esse é um dos modelos que buscamos para implantar no nosso Porto de Luís Correia, que será entregue no dia 13 de dezembro’’, afirmou
Acompanharam na visita ao porto o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa; o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros; o deputado Francisco Limma, representando a Assembleia Legislativa; e empresários piauienses e internacionais interessados em parcerias para operar no Porto de Luís Correia.
‘’A integração do Estado com os demais poderes, instituições públicas e o setor privado, conhecendo experiências e práticas modernas que vão nos ajudar no projeto de desenvolvimento do Piauí, com geração de riquezas e de mais emprego e renda para nossa gente’’, finalizou Fonteles.
Após a visita ao porto, Fonteles e comitiva estiveram na Zona Piloto de Livre Comércio de Xiame, que tem avançado, ainda, para se tornar o principal centro de tecnologia de Hidrogênio da China. Na oportunidade, o gestor discutiu a realização de parcerias, com o objetivo de desenvolver ainda mais o trabalho executado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba.
"Visitamos um grande canal logístico utilizado para atrair investimentos de todos os cantos do mundo, promover a difusão tecnológica e aumentar as exportações. No Piauí, nosso projeto é utilizar a ZPE de Parnaíba como um modelo semelhante a este que conhecemos por aqui, o que irá contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, gerando emprego e renda", afirmou.
Rafael Fonteles visita multinacional chinesa
Rafael Fonteles visitou nesta terça-feira (24), em Pequim, o showroom da Huawei, uma das principais empresas de tecnologias do mundo. Ele teve acesso a vários equipamentos, experiências e soluções tecnológicas ofertadas pela multinacional.
''No nosso Governo, estamos promovendo a transformação digital para a melhoria dos serviços públicos e, aqui em Pequim, na China, tivemos a oportunidade de visitar a Huawei, gigante da tecnologia com operações em praticamente todo o mundo. Conhecemos diversas soluções tecnológicas nas áreas de educação, segurança pública, saúde, inteligência artificial e de governo digital, que podem nos ajudar ainda mais nas medidas que estamos adotando para melhorar a oferta e a eficiência dos serviços públicos no Piauí'', pontuou.