SEÇÕES

Rafael Fonteles se reúne com ministro e trata de obras hídricas e ações contra a estiagem

Os perímetros irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, no município de Parnaíba, e dos Platôs de Guadalupe, na cidade de Guadalupe, também estiveram em pauta.

Rafael Fonteles em reunião com ministro Waldez Góes | Foto: Renato Braga/Secom
Siga-nos no

Em Brasília (DF), o governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (8), de uma audiência com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O encontro teve como foco o andamento de obras e projetos estratégicos para o desenvolvimento do Piauí, além da liberação de recursos para o enfrentamento à estiagem.

Durante a reunião, o governador destacou o apoio do Governo Federal e do ministro Waldez Góes às demandas do Estado

Primeiro, registrar todo o carinho que o ministro Waldez e todo o governo do presidente Lula têm em relação ao Piauí. E, nesse ministério em especial, tramitam muitas pautas importantes do nosso Estado, afirmou Rafael Fonteles.

Rafael Fonteles se reúne com ministro e trata de obras hídricas e ações contra a estiagem - Foto: Renato Braga

Obras hídricas

Entre os projetos discutidos, o governador citou obras hídricas prioritárias, como a adutora de Jaicós, além da adutora da Serra da Capivara, que levará água da Barragem do Jenipapo, localizada em São João do Piauí, até São Raimundo Nonato.

O processo de licitação da adutora de Jaicós está muito próximo de ser concluído. Em relação à adutora da Serra da Capivara, que levará água da Barragem do Jenipapo até São Raimundo Nonato, o projeto já foi feito, aprovado, e, agora, é a fase da obra. Já foi encaminhado para a Casa Civil deliberar a inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) nos próximos dias. Estou muito otimista, ressaltou o governador.

Perímetros irrigados

Rafael Fonteles também destacou os avanços nas tratativas sobre os perímetros irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, no município de Parnaíba, e dos Platôs de Guadalupe, na cidade de Guadalupe, que aguardam há décadas a conclusão definitiva.

Precisamos desatar alguns nós jurídicos para finalmente fazer a licitação da PPP (Parceria Público-Privada) dos Tabuleiros Litorâneos e dos Platôs de Guadalupe, obras que vão gerar muito emprego e renda nessas regiões, tanto no Norte quanto no Sul do Piauí, explicou.

Rafael Fonteles se reúne com ministro e trata de obras hídricas e ações contra a estiagem - Foto: Renato Braga

Combate à estiagem

Outro ponto abordado foi a necessidade de agilizar a liberação de recursos para o enfrentamento à estiagem, que atingiu o Piauí com mais intensidade neste ano. No dia 1º de outubro, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 119 municípios piauienses devido à seca.

Solicitamos agilidade na liberação de recursos para enfrentamento à estiagem. Alguns municípios do Piauí, assim como o próprio Estado, cumprem os requisitos para pleitear recursos emergenciais. A estiagem deste ano foi mais severa que nos últimos, e merece atenção tanto do governo estadual quanto do federal, para ajudar os municípios no acesso à água, na recuperação da produção e na redução dos danos à nossa população, sobretudo do semiárido piauiense, concluiu Rafael Fonteles.

Durante a audiência, o governador esteve acompanhado do senador Marcelo Castro e deputado federal Merlong Solano.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também