Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (14), no Centro de Teresina, para a 30ª edição da Caminhada da Fraternidade. Com o tema “Caminheiros da Fé”, o evento católico reuniu famílias inteiras em um gesto coletivo de esperança, oração e solidariedade. Entre os participantes, estava o governador Rafael Fonteles, acompanhado dos pais, Nazareno e Nereida Fonteles.
“É muito especial para nós. Estou aqui com minha mãe e meu pai na 30ª edição da Caminhada da Fraternidade. É o momento de demonstrar nossa fé e nossa esperança num mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, declarou Rafael.
A caminhada teve início com uma missa campal celebrada pelo arcebispo Dom Juarez Marques, no Adro da Igreja de São Benedito. Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão até o Parque Potycabana.
Tradição, fé e solidariedade
Criada pelo padre Tony Batista, a Caminhada da Fraternidade já faz parte do calendário religioso e cultural da capital piauiense. Para ele, o evento é um “dom de Deus para Teresina e uma demonstração do amor do teresinense para Deus”.
Além do simbolismo religioso, a caminhada também tem caráter social. A renda obtida com a venda dos kits é destinada à manutenção de oito entidades da Ação Social Arquidiocesana (ASA), que atualmente assistem cerca de 800 pessoas em situação de vulnerabilidade.
A nutricionista Linardi Martins, que participou ao lado da família, destacou esse aspecto:
“É uma caminhada da fraternidade, pra gente estar ajudando aqueles irmãos que mais precisam. E também como uma tradição católica, a gente se reúne todo ano para participar da caminhada”, disse Linardi.
Mais que um evento religioso, a Caminhada da Fraternidade reforça os laços de fé, solidariedade e convivência familiar, reafirmando a força da espiritualidade popular no coração de Teresina.