O governador Rafael Fonteles assinou, nesta quarta-feira (17), a homologação do resultado do concurso público para a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI). O certame contou com 10 vagas para nomeação gradativa a partir de 2026 e 10 vagas para cadastro de reserva.
Durante a assinatura, o governador destacou a importância da Procuradoria para o funcionamento do Estado e a qualidade dos profissionais selecionados.
Nossos procuradores são fundamentais na defesa dos interesses do Estado do Piauí e na garantia de que os processos administrativos da nossa gestão sejam conduzidos com rigor e em conformidade com a legislação, afirmou Rafael Fonteles.
O procurador-geral do Estado, Francisco Pierot, também destacou o nível do certame e agradeceu o apoio do Governo do Estado à instituição. “Foi um concurso muito difícil, mas que seleciona profissionais altamente capacitados para representar o Estado do Piauí. A PGE agradece penhoradamente o compromisso do governador com a nossa instituição, reforçando nossos quadros e nossa estrutura para que possamos fortalecer nossa missão constitucional de representação jurídica do Estado, de consultoria do nosso ente federativo e de bem servir toda a população piauiense”, afirmou.
Nova sede da PGE
Além da homologação do concurso, Rafael Fonteles destacou a entrega da nova sede da Procuradoria-Geral do Estado. “No próximo ano também vou entregar a nova sede da Procuradoria-Geral do Estado do Piauí, um sonho de décadas dos nossos procuradores”, declarou o governador.
O novo prédio da PGE será construído na Avenida Senador Arêa Leão, nº 1650, no bairro Jóquei, zona Leste de Teresina, no mesmo local onde a instituição já funciona. A obra está orçada em R$ 12,2 milhões. A estrutura antiga foi completamente demolida para dar lugar a um edifício moderno e tecnológico, projetado para oferecer mais conforto aos servidores e melhorar o atendimento ao público.
A nova sede contará com quatro andares, fachada espelhada, espaços destinados a todas as Procuradorias Especializadas, salas de apoio e de reuniões, além de um auditório com capacidade para cerca de 150 pessoas, ampliando a capacidade institucional da PGE-PI e fortalecendo sua atuação em defesa do Estado.