SEÇÕES

Rafael Fonteles forma novos policias e inaugura Colônia Agrícola e Central de Monitoramento

Ao todo, 207 novos policiais penais serão formados, após uma carga de 508 horas/aula, abrangendo 28 disciplinas

Sistema penitenciário | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O governador Rafael Fonteles inaugurará, nesta quinta-feira (20), a Colônia Agrícola Major César, em Altos, e a nova Central de Monitoramento Eletrônico, em Teresina, além de participar da formatura de novos policiais penais.

As cerimônias fazem parte da 12ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), que reunirá representantes de mais de 20 estados para discutir questões relacionadas à segurança pública no sistema prisional.

A programação, que contará com a presença do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, e do governador Rafael Fonteles, começará às 8h com a formatura do Curso de Formação da Polícia Penal, no auditório do novo prédio do Tribunal de Justiça. 

Ao todo, 207 novos policiais penais serão formados, após uma carga de 508 horas/aula, abrangendo 28 disciplinas, incluindo Direitos Humanos, sobrevivência policial jurídico-administrativa, abordagem, monitoramento eletrônico, inteligência e contrainteligência, gerenciamento de crise, treinamento físico policial, entre outras.

Em seguida, às 10h30, ocorrerá a inauguração da Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. A unidade passou por ampla reforma e ampliação, com abertura de 88 novas vagas, um investimento total de R$ 14,4 milhões. A obra inclui pavilhões totalmente reconstruídos, área de segurança, cozinha com refeitório, administrativo, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), via de acesso pavimentada, bem como a pavimentação entre os pavilhões reformados.

Da Colônia Agrícola, a comitiva retorna a Teresina para a inauguração da nova Central de Monitoramento Eletrônico da Polícia Penal do Piauí, que será às 12h, ao lado da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite.

O espaço contará com todos os serviços das equipes multidisciplinares para orientação e acolhimento das pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica, como assistentes sociais, assessores jurídicos e psicólogos. E ainda a parte administrativa, operacional com instaladores e manutenção dos equipamentos.

À tarde, a partir de 15h, os secretários de Estado assistem à apresentação do Exame Criminológico, pelo Dr. Marcus Klinger, juiz da Vara de Execuções Penais, e Dr. Heitor Bezerra, diretor Jurídico da Sejus; apresentação do Censo Carcerário, pelo secretário de Justiça, Carlos Augusto; e apresentação do Leitura Livre, pela Drª Geusélia Gonçalves, diretora de Humanização e Reintegração Social da Sejus. O evento será encerrado apenas na sexta-feira (21), após um dia de reuniões e inauguração da Unidade Prisional Feminina de Timon, no Maranhão.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também