O governador Rafael Fonteles cumpriu, nesta segunda-feira (22), agenda alusiva aos 201 anos da adesão do Piauí à independência brasileira, em Piracuruca. Além de uma missa, que aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, e um culto, na Igreja Cristã Pentecostal, foi realizada também a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença, no auditório municipal da professora Lurdinha Brandão. 28 pessoas foram homenageadas, sendo condecorados um comendador, nove cavaleiros e 18 oficiais.
"Este é o momento de recordar a história, enaltecer heróis do passado, homenagear heróis e heroínas do presente, celebrar, agradecer a Deus por isso e fazer entregas que melhoram a vida da população, seja na área de infraestrutura, na área de saúde, na área do turismo, na área da educação", destacou Fonteles.
A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do governo do Piauí.
Rodrigo Cavalcante, diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), foi homenageado como comendador e discursou em nome de todos os homenageados. "Receber essa medalha hoje é um misto de orgulho e responsabilidade. Estou carregando no peito a maior comenda entregue pelo Governo do Estado, então é um estímulo para continuar o trabalho", pontuou.
Continuando sua agenda em Piracuruca, Rafael Fonteles vai realizar a implantação da sala do Programa Piauí Saúde Digital do município e inauguração da restauração asfáltica da PI-111, no trecho entre Piracuruca e o Parque Nacional de Sete Cidades.