Durante a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, realizada na noite desta quarta-feira (19) no Quartel do Comando-Geral da PMPI, o governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, reforçaram o compromisso do estado com a valorização dos policiais e o fortalecimento das forças de segurança. O evento marcou a promoção de 347 militares entre praças e oficiais.
Rafael Fonteles: “Maior quantitativo de promoções da história da PM”
Ao falar sobre o significado da data e das promoções, o governador Rafael Fonteles abriu o discurso destacando o papel da corporação.
“Celebrando toda a sociedade a atuação dessa importante força de segurança e aproveitando a ocasião para também fazer a promoção de praças e oficiais da nossa Polícia Militar do Estado do Piauí.”
Fonteles afirmou que sua gestão atingiu um marco histórico na valorização dos profissionais.
“Nesses três anos que estou como governador tivemos o maior quantitativo de promoções de oficiais e praças da história da Polícia Militar.”
O governador também ressaltou a transição na estrutura de comando feminino da corporação. Ele informou que a coronel Elza Rodrigues está ingressando na reserva após anos de serviços prestados à Polícia Militar. Na mesma solenidade, a então tenente-coronel Elizete foi promovida ao posto de coronel.
"Foi também um momento especial de valorização das mulheres na Polícia Militar do Piauí. Além disso, o governador destacou o grande volume de operações realizadas pela corporação, que tem atuado de forma eficiente em parceria com a Polícia Civil, sob a coordenação do secretário Chico Lucas. Segundo ele, esse trabalho conjunto tem assegurado a prevenção da criminalidade e a rápida elucidação dos crimes quando eles ocorrem", falou
Chico Lucas: tradição, homenagens e expansão do efetivo
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou o simbolismo do Dia da Bandeira na cultura da Polícia Militar.
“A Polícia Militar é uma instituição que vai fazer 200 anos e ela é formada por uma série de símbolos, de rituais, entre eles a homenagem ao Dia da Bandeira, onde nós fazemos as promoções. O governador fez um compromisso de nomear 4 mil novos policiais ao longo do seu governo. Nós já passamos de 3 mil, somados Polícia Militar, Civil, Bombeiros e Polícia Penal.”
O secretário de Segurança Pública explicou que o estado iniciará a segunda turma de formação do Corpo de Bombeiros, composta por mais de 200 novos integrantes, considerando os excedentes do concurso que também serão convocados. A nova turma começará no dia 1º e, segundo ele, esse reforço no efetivo demonstra o compromisso do governo com a Segurança Pública e evidencia que o tema é uma prioridade na gestão do governador Rafael Fonteles.
"Isso mostra o compromisso com a Segurança Pública e como ele é um tema prioritário na agenda do governo Rafael Fonteles.”