SEÇÕES

Rafael Fonteles diz que metrô de Teresina pode ser estendido para outras zonas da cidade

Durante inauguração da nova Estação Itararé, na zona Sudeste,o governador do Piauí falou que a ampliação é um projeto de longo prazo

Rafael Fonteles e o ministro Wellington Dias | Foto: Gabriel Paulino
Siga-nos no

O governador Rafael Fonteles afirmou, nesta segunda-feira (14), que o Governo do Estado está em busca de recursos para viabilizar a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para outras zonas de Teresina. Atualmente, o sistema liga o Centro à zona Sudeste da cidade, passando por 12 estações ao longo de 13,5 quilômetros de linha férrea.

Durante inauguração da nova Estação Itararé, na zona Sudeste, Fonteles falou que a ampliação do metrô para outras regiões é um projeto de longo prazo, que já está sendo desenhado. Ele frisou que o foco agora é garantir os financiamentos, como foi feito para as obras em andamento.

Estação Itararé, na zona Sudeste de Teresina | Foto: Gabriel Paulino

“Estamos buscando recursos para os projetos de expansão do VLT para outras zonas de Teresina. São projetos de longo prazo. O primeiro passo é fazer o projeto, e isso é o que estamos garantindo. A partir daí, vamos buscar os recursos, assim como conseguimos para essas obras”, afirmou o governador.

INVESTIMENTOS

Os investimentos atuais somam mais de R$ 400 milhões, envolvendo duas frentes: uma coordenada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) e outra pela Companhia Ferroviária do Piauí. As intervenções incluem duplicação da linha, revitalização e construção de estações, além da aquisição de novos trens.

“Essa etapa está sendo conduzida pela Setrans. A revitalização que estamos fazendo na Estação Itararé será o mesmo padrão das demais. Vamos modernizar a linha para suportar VLTs mais potentes e rápidos. Nosso metrô vai multiplicar por 10 a quantidade de passageiros”, disse.

O governador também agradeceu o apoio do Governo Federal na obtenção de recursos. “São recursos viabilizados pelo governo do presidente Lula, na forma de empréstimos do FGTS, em condições excelentes de forma e prazo. Estamos gratos ao presidente Lula, ao ministro Wellington Dias e a todos os parceiros que estão ajudando a viabilizar transporte público de qualidade para Teresina”, declarou.

TRANSPORTE MAIS MODERNO

Segundo o governador, a meta é consolidar um sistema de transporte moderno, gratuito e com maior capilaridade. “Entendemos que transporte é um direito importante da população. Facilita a vida de todos, representa economia, porque a passagem é zero aqui em Teresina, e ainda movimenta o comércio.”

Além da Estação Itararé, outras unidades estão em reforma e devem ser entregues nos próximos meses, como a Estação Todos os Santos e a Estação Colorado. 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também