O governador Rafael Fonteles afirmou, nesta segunda-feira (14), que o Governo do Estado está em busca de recursos para viabilizar a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para outras zonas de Teresina. Atualmente, o sistema liga o Centro à zona Sudeste da cidade, passando por 12 estações ao longo de 13,5 quilômetros de linha férrea.
Durante inauguração da nova Estação Itararé, na zona Sudeste, Fonteles falou que a ampliação do metrô para outras regiões é um projeto de longo prazo, que já está sendo desenhado. Ele frisou que o foco agora é garantir os financiamentos, como foi feito para as obras em andamento.
“Estamos buscando recursos para os projetos de expansão do VLT para outras zonas de Teresina. São projetos de longo prazo. O primeiro passo é fazer o projeto, e isso é o que estamos garantindo. A partir daí, vamos buscar os recursos, assim como conseguimos para essas obras”, afirmou o governador.
INVESTIMENTOS
Os investimentos atuais somam mais de R$ 400 milhões, envolvendo duas frentes: uma coordenada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans) e outra pela Companhia Ferroviária do Piauí. As intervenções incluem duplicação da linha, revitalização e construção de estações, além da aquisição de novos trens.
“Essa etapa está sendo conduzida pela Setrans. A revitalização que estamos fazendo na Estação Itararé será o mesmo padrão das demais. Vamos modernizar a linha para suportar VLTs mais potentes e rápidos. Nosso metrô vai multiplicar por 10 a quantidade de passageiros”, disse.
O governador também agradeceu o apoio do Governo Federal na obtenção de recursos. “São recursos viabilizados pelo governo do presidente Lula, na forma de empréstimos do FGTS, em condições excelentes de forma e prazo. Estamos gratos ao presidente Lula, ao ministro Wellington Dias e a todos os parceiros que estão ajudando a viabilizar transporte público de qualidade para Teresina”, declarou.
TRANSPORTE MAIS MODERNO
Segundo o governador, a meta é consolidar um sistema de transporte moderno, gratuito e com maior capilaridade. “Entendemos que transporte é um direito importante da população. Facilita a vida de todos, representa economia, porque a passagem é zero aqui em Teresina, e ainda movimenta o comércio.”
Além da Estação Itararé, outras unidades estão em reforma e devem ser entregues nos próximos meses, como a Estação Todos os Santos e a Estação Colorado.