O governador Rafael Fonteles deu início à sua agenda desta quarta-feira (28) em Roma, Itália, por meio de uma reunião por videoconferência com o diretor Antonio Lorenzo Antozzi, responsável pelo setor de Transição Energética e Hidrogênio da empresa De Nora. O objetivo do encontro foi apresentar as vantagens e características do Piauí para a produção de hidrogênio verde e estabelecer parcerias com a multinacional italiana.
A De Nora, sediada em Milão, atua em 10 países, incluindo o Brasil, onde possui uma fábrica em Sorocaba (SP) há 40 anos. A empresa é especializada em soluções para transição energética, descarbonização e tratamento de água. Além disso, em colaboração com o grupo alemão ThyssenKrupp, a De Nora fabrica e fornece eletrolisadores em grande escala, sendo inclusive utilizados pelo estado da Bahia na produção de fertilizantes.
Durante a reunião, o governador destacou o Piauí como o principal polo de Hidrogênio Verde na América do Sul. Para respaldar essa posição, foram apresentados diversos motivos, como a localização estratégica do estado, que possui a terceira maior reserva de água do Brasil, além de experiências bem-sucedidas na produção de energia solar e eólica. Também foram mencionados a existência de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o próximo lançamento da primeira fase do Porto de Luís Correia, prevista para o final deste ano.
“Uma audiência importante para entender melhor a capacidade de produção dos eletrolisadores para abastecer os projetos que estamos levando ao Piauí. Acreditamos bastante nessa parceria para o fornecimento desses equipamentos importantes para a indústria do hidrogênio verde, na qual estamos nos preparando para ser um dos grandes produtores”, disse o governador Rafael Fonteles em suas redes sociais.
Após a videoconferência, o governador realizou uma reunião na Embaixada do Brasil em Roma com empresários, representantes do governo italiano, bem como do setor industrial e financeiro do país. Durante o encontro, prosseguiu com a apresentação dos potenciais do Piauí e ressaltou os memorandos de entendimento já assinados com grandes empresas estrangeiras para investimentos no estado, especialmente voltados para a produção de hidrogênio verde.
O governador do Piauí destacou também as grandes conquistas do estado, que ocupa a posição de liderança na produção de energia solar centralizada no Brasil e é o terceiro maior produtor de energia eólica. Além disso, o Piauí abriga os maiores parques solares e eólicos das Américas, com o parque solar localizado em São Gonçalo do Gurguéia e o parque eólico nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio.