SEÇÕES

Rafael Fonteles defende economia de baixo carbono e firma parceria por investimentos verdes

Em Fortaleza, governador do Piauí destacou o protagonismo do Nordeste na transição energética e reforçou a importância da presença da região na COP30, em Belém.

Governador do Piauí, Rafael Fonteles | Foto: Juliana Rodrigues
Siga-nos no

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, defendeu nesta quinta-feira (23) a criação de estratégias para acelerar a transição energética e consolidar o Nordeste como protagonista da economia de baixo carbono. A fala ocorreu durante a abertura do seminário “Como escalar e acelerar os investimentos sustentáveis no Nordeste: As oportunidades do Powershoring”, realizado na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza.

Durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Consórcio Nordeste e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), marcando o início de uma parceria voltada à atração de investimentos verdes e à promoção do desenvolvimento sustentável na região. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre governos estaduais, o BNB e o Governo Federal para ampliar o potencial energético e industrial do Nordeste.

Rafael Fonteles firma parceria por investimentos verdes no Nordeste - Foto: Juliana Rodrigues

Nordeste em destaque na transição energética

O seminário reuniu representantes dos nove estados nordestinos e especialistas em sustentabilidade para debater mecanismos de financiamento, mitigação de riscos e novas oportunidades econômicas sustentáveis. A região é atualmente responsável por 78% da capacidade instalada de energia eólica e solar do Brasil, o que a coloca como líder nacional na transição para uma matriz energética limpa e renovável.

Em sua fala, Rafael Fonteles destacou que o momento é decisivo para o país avançar em uma neoindustrialização sustentável, com o Nordeste ocupando papel central nesse processo.

“É uma alegria celebrarmos esse acordo que vai ser fundamental para dar continuidade a esse trabalho de potencializar, escalar e acelerar os investimentos verdes e sustentáveis na nossa região, aproveitando o enorme potencial de energia limpa que temos, seja eólica, solar, hidrelétrica ou biomassa”, afirmou o governador.

COP30 e valorização da Caatinga

O governador também destacou a importância da participação ativa do Nordeste na COP30, que será realizada em Belém (PA), e defendeu a inclusão da Caatinga e do potencial energético regional nas discussões internacionais sobre sustentabilidade e economia verde.

“O Nordeste estará presente, tanto na zona verde como na zona azul da COP30, para defender temas fundamentais, como a valorização dos nossos biomas, especialmente a Caatinga, e o aproveitamento do potencial dos nove estados para atrair investimentos industriais baseados em energia renovável”, enfatizou Fonteles.

Rafael Fonteles firma parceria por investimentos verdes no Nordeste - Foto: Juliana Rodrigues

Parcerias e oportunidades sustentáveis

A diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Maria Netto, celebrou o início da parceria e ressaltou o papel estratégico do Powershoring, conceito que propõe a instalação de indústrias intensivas em energia em regiões com grande oferta de fontes limpas, como o Nordeste brasileiro.

“Temos uma região que oferece uma solução energética de potencial global. É preciso falar de oportunidades: temos recursos humanos, energia renovável, portos e acesso a mercados. O Instituto Clima e Sociedade está muito feliz em iniciar esse trabalho e promover o diálogo entre setor público, privado e sociedade civil para avançarmos juntos”, destacou.

Painéis e debates sobre o futuro verde

O evento segue com painéis temáticos que discutem estratégias regionais e internacionais para consolidação da agenda de Powershoring, mecanismos de financiamento e cooperação internacional, além de propostas para formação de clusters industriais de baixo carbono. A meta é fortalecer a integração entre governos, empresas e sociedade civil em torno de uma economia verde que una crescimento e sustentabilidade.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também