O governador do Piauí, Rafael Fonteles, desembarca neste domingo (7) na China para uma agenda internacional que se estende até o dia 12 de setembro. A missão tem como foco a consolidação de parcerias estratégicas e o fortalecimento de relações institucionais e econômicas em setores considerados prioritários, como tecnologia, infraestrutura e energias renováveis. Além da China, Fonteles também passará por Berlim, na Alemanha.
Primeiras agendas em Xiamen
A programação começa ainda no domingo, em Xiamen, onde Rafael Fonteles se reúne com o governador da Província de Fujian. Na segunda-feira (8), o piauiense participa da abertura da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (CIFIT) e terá encontro com representantes da Clenergy, empresa especializada em energias renováveis.
Seminário e novos acordos
Na terça-feira (9), o governador participa do Seminário entre Províncias Chinesas e Estados Brasileiros. Em seguida, se reúne com executivos da XGMA, referência na fabricação e exportação de máquinas e equipamentos para construção civil. No mesmo dia, Rafael assina dois Memorandos de Entendimento (MoU): um com o Idea Center e outro com a Universidade Huaqiao.
Tecnologia e telecomunicações
Na quarta-feira (10), em Shenzhen, o governador terá encontros com a C-Data, empresa de tecnologia da informação e telecomunicações, e com a Ora Telecom, companhia brasileira com atuação no Piauí e destaque em internet via fibra óptica. Também estão previstas reuniões com a SPIC e a CGN, gigantes do setor de energias renováveis.
Encerramento na China
Na quinta-feira (11), em Shanghai, a agenda inclui visitas ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), ligado ao bloco dos BRICS, e reuniões com as empresas TBEA e Envision, ambas voltadas para soluções em energia limpa.
Compromissos na Alemanha
Na sexta-feira (12), Rafael Fonteles segue para Berlim, onde se reúne com o Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha (BMWK) e visita a Embaixada Brasileira. No mesmo dia, participa da cerimônia do Seduckathon, que envolve 15 estudantes e três professores da rede pública estadual do Piauí em intercâmbio na capital alemã.
O grupo é composto por jovens de Fronteiras, Teresina, Esperantina, São Lourenço, Piripiri e Boa Hora, selecionados pelo desempenho em simulados do 3º ano do ensino médio e no próprio Seduckathon.