O governador Rafael Fonteles está em São Paulo, onde participou, nesta quinta-feira (24), de uma agenda estratégica voltada para atração de investimentos, inovação tecnológica e parcerias internacionais.
Ao longo do dia, o governador teve reunião com empresários na Câmara Espanhola de Comércio onde apresentou os projetos estruturantes do Piauí. Também apresentou a plataforma de IA SoberanIA a especialistas em tecnologia e se reuniu com executivos da Vivo, Solatio e Klear Energy.
“O governo tem o papel de facilitar o empreendedorismo e a Investe Piauí é uma estatal criada com o intuito de apoiar quem investe no estado, sejam os piauienses ou os que vêm de fora, acompanhando a jornada do empreendimento, facilitando essa interface com os órgãos públicos. Nosso governo tem procurado alavancar os investimentos”, afirmou o governador durante a abertura da palestra.
VISÃO DE FUTURO
Na apresentação, Rafael Fonteles fez uma explanação sobre a visão de longo prazo para o estado, com a execução dos projetos de infraestrutura viária, o porto e todas as possibilidades de negócios que podem ser geradas nesse ambiente, e os projetos de energias renováveis.
”Nosso governo sabe, a partir do seu potencial natural e humano, o que tem a oferecer ao resto do mundo”, afirmou.
Na reunião com especialistas de startups e pesquisadores brasileiros Rafael Fonteles apresentou a SoberanIA, a primeira plataforma de inteligência artificial soberana e com base de dados totalmente em português.
“A ferramenta está sendo desenvolvida por técnicos do governo, em parceria com startups e pesquisadores brasileiros. Com estilo chatbot, ela será aplicada para o processamento de dados públicos e para tornar a gestão mais eficiente e inteligente. É a tecnologia e a inteligência artificial sendo colocadas a serviço de todos e todas”, afirmou.
REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS
Logo depois, Rafael Fonteles se reuniu com o presidente da empresa de telefonia Vivo, Christian Gebara, o vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Renato Gasparetto, e outros representantes. E, ao final do dia, teve encontro com representantes das empresas Solatio e Klear Energy. A Solatio lidera investimento de R$ 27 bilhões e deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos no Piauí.