Rafael Fonteles apresenta projeto de hidrogênio verde do Piauí na COP 28 em Dubai

Em encontro com governadores de estados brasileiros, Rafael Fonteles discutiu, ainda, ações de preservação ambiental

Rafael Fonteles apresenta projeto de hidrogênio verde do Piauí na COP 28 em Dubai | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Rafael Fonteles participa, a convite do presidente Lula, da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta sexta-feira (1º), o governador apresentou o projeto de hidrogênio verde do Piauí, considerado um dos maiores do mundo, e reafirmou o compromisso de preservação ambiental e transição energética no estado.

Rafael Fonteles apresenta projeto de hidrogênio verde do Piauí na COP 28 em Dubai - Foto: Ascom

Em evento protagonizado pelo Consórcio Brasil Verde – grupo composto por governadores de estados brasileiros para discussões relacionados ao meio ambiente e clima, que está sob gestão do governador do Espírito Santo (ES), Renato Casagrande, o governador Rafael Fonteles debateu sobre energias renováveis, transição energética, questões climáticas e soluções inteligentes.

Na oportunidade, o gestor apresentou o projeto da usina de hidrogênio verde que será instalada em Parnaíba, no litoral do Piauí, e que conta com o apoio bilionário da União Europeia (UE). Rafael expôs estatísticas que evidenciam o trabalho do Piauí no enfrentamento às mudanças climáticas e em prol da sustentabilidade ambiental. 

Rafael Fonteles apresenta projeto de hidrogênio verde do Piauí na COP 28 em Dubai - Foto: Ascom

No período de 2005 a 2021, o Piauí reduziu em 41% as emissões de gás carbônico, enquanto o Brasil, no mesmo período, reduziu 20%. Em relação ao desmatamento ambiental, o estado foi o único da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) a reduzir o desmatamento do cerrado, com uma queda de 5%, segundo levantamento do governo federal divulgado, na terça-feira (28).

"Apresentamos dados importantes que mostram o comprometimento do nosso estado na pauta da sustentabilidade ambiental. Reduzimos índices de desmatamento e de emissões de gás carbônico, além de sermos grandes entusiastas da transição energética e das energias limpas. Então, pudemos apresentar os avanços do estado e nossos projetos, de forma que o maior número de pessoas conheçam o Piauí e entendam como tudo o que estamos fazendo é muito promissor", disse o governador Rafael Fonteles.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES