O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta sexta-feira (12), através de suas redes sociais, que 150 escolas de ensino médio do Piauí vão abrir matrículas para novos cursos profissionalizantes. A iniciativa faz parte de uma das metas para educação no estado, trata-se da ampliação na oferta de cursos técnicos de nível médio , cerca de 10 mil estudantes serão beneficiados.
O Governador destacou a importância de cursos profissionalizantes na hora do aluno integrar o mercado de trabalho. “É mais uma oportunidade de garantir a capacitação dos nossos jovens em áreas que estão crescendo, para que eles consigam espaço no mercado de trabalho e possam ajudar nosso estado a se desenvolver”, disse.
Ao total cinco cursos serão oferecidos sendo eles: desenvolvimento de sistemas com ênfase em inteligência artificial, marketing digital, programação de jogos, turismo com ênfase em empreendedorismo e energias renováveis. As matrículas começam a partir da segunda-feira (15).
A declaração do governador aconteceu em Fortaleza (CE), ao participar do lançamento, pelo presidente Lula, do Programa Escolas de Tempo Integral, que tem como objetivo ampliar em 1 milhão de matrículas a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil. O evento teve a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e de vários governadores.