- Governador Rafael Fonteles anuncia que exportação pelo Porto do Piauí está próxima de início.
- Operação terá embarque de minério de ferro piauiense para mercado asiático, especialmente China.
- Porto do Piauí entra em fase final de ajustes operacionais e prepara primeira exportação.
- Exportação inicial será de mais de 110 mil toneladas em um único navio, superando recorde do Porto do Pecém.
- Empreendimento é destacado como marco logístico e econômico para o estado do Piauí.
O governador Rafael Fonteles afirmou que está próxima a realização da primeira operação de exportação pelo Porto do Piauí, localizado em Luís Correia, no litoral do estado. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (25), durante a inauguração da reforma do Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.
De acordo com o governador, a estrutura portuária está em fase final de ajustes operacionais e deve iniciar as atividades com o embarque de minério de ferro produzido no próprio território piauiense, com destino ao mercado asiático, especialmente à China.
Fonteles destacou ainda o impacto econômico e simbólico do empreendimento, ressaltando o volume inicial da operação e a relevância do projeto para a infraestrutura do estado.
“Eu fico muito feliz de ver a grande maioria do povo piauiense, repleto de esperança, de alegria, com autoestima elevada, por superarmos esse desafio. Imagine ser o único estado do Brasil com litoral e que não tem uma estrutura portuária funcional. Agora não estou falando mais apenas sobre a viabilidade do ponto de vista da engenharia, estou falando sobre o ponto de vista econômico”, disse Fonteles.
marco logístico para o estado
Ele afirmou que o início das operações de exportação e importação representa um marco logístico para o estado, especialmente pelo tipo de carga que será movimentada.
“Com o início das operações de exportação e importação do Porto do Piauí, inclusive com uma carga que é difícil de você fazer esse processo logístico, que é o minério de ferro, a gente vai ver aí nos próximos dias a primeira exportação oficial do Piauí, pelo Porto do Piauí, com destino à Ásia, à China, nessa primeira exportação, de um minério de ferro produzido no próprio território piauiense”, afirmou.
O governador acrescentou ainda que o volume inicial da operação é considerado expressivo no cenário nacional.
“Não conheço um estado que produza minério de ferro no seu território e faça a exportação por um porto do mesmo território. E será uma exportação inicial de mais de 110 mil toneladas, em um único navio, e isso é maior, para você ter uma ideia, do que a maior da história que aconteceu no Porto do Pecém, no Ceará, até hoje”, completou.