O governador Rafael Fonteles vai divulgar, na terça-feira (10), no Palácio de Karnak, os resultados do desenvolvimento econômico alcançado pelo estado do Piauí no ano de 2025. A apresentação reunirá dados referentes aos avanços da Investe Piauí; Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi); Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE); Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi); Secretaria do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro); e Secretaria do Turismo (Setur).
ATRAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE INVESTIMENTOS
No eixo da atração e implantação de investimentos, serão anunciados os avanços registrados entre 2023 e 2025. Também será destacada a quantidade de investimentos alcançados e já em implantação e apresentada a infraestrutura de apoio ao desenvolvimento econômico, bem como panoramas gerais de parques empresariais; do Porto Piauí e da Zona de Processamento e Exportação (ZPE).
AÇÕES DA BADESPI
Nas ações desenvolvidas pela Badespi serão mostrados números relacionados à concessão de crédito e microcrédito entre 2022 e 2025; dados de contratos realizados e principais áreas que receberam crédito. Também será apresentada a quantidade total de municípios com recebimento de créditos entre 2023 e 2025, além da parceria com bancos e premiações em 2024 e 2025.
AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Já na área de ambiente de negócios, serão divulgados o tempo médio para abertura de empresas; número total de empresas ativas e número de empresas abertas por meio de Jucepi. Ainda serão anunciados dados relacionados aos municípios integrados com consulta prévia automatizada e recordes da pasta.
ECONOMIA CRIATIVA
No campo da economia criativa, modelo que valoriza criatividade, inovação e cultura para gerar valor econômico e social, serão lançados números gerais sobre a economia, como quantidade de empreendedores beneficiados, investimentos realizados e setores principais. Também serão mostradas as obras estruturantes para o desenvolvimento econômico, como o Parque Empresarial de Piripiri.
AGRONEGÓCIO E TURISMO
No panorama do agronegócio, serão exibidos dados relacionados ao total de área plantada e produção, bem como divisão por produto, como soja, milho, algodão e sorgo.
Por fim, serão divulgados dados do turismo, relacionados aos números de visitantes, pontos turísticos revitalizados, quantidade de artesãos contemplados pelo polo turístico e números de agentes da cadeia turística que passaram por capacitação. Ainda no âmbito do turismo, o governo apresenta o fluxo turístico do estado e visitação por atrativo turístico; além de projetos incentivados pelo Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (Sietur).