Neste sábado (16), os estúdios da Rede Meio receberam mais uma edição do Quizz Enem 2025, iniciativa que alia descontração e aprendizado como forma de preparar os alunos da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio. O projeto é resultado de uma parceria entre a Seduc e a emissora, que já se consolidou como uma ferramenta pedagógica inovadora.
Uma disputa de aprendizado
De acordo com a Superintendente de Educação, Viviane Carvalhedo, o Quiz Enem é uma atividade que envolve todas as 21 Gerências Regionais de Educação do Piauí, colocando escolas e centros de educação em tempo integral em competições que unem conhecimento e diversão.
“Esse é o terceiro ano que nós estamos realizando essa proposta, que é uma parceria com a Rede Meio, uma parceria que deu muito certo, que a gente tem atuado muito forte. E a proposta é realizar quizzes com disputas entre as gerências regionais de todo o Piauí [...] É um jogo que o nosso secretário Washington Bandeira brinca muito, dizendo que é um jogo de ganha-ganha, porque todos os estudantes ganham, todos aprendem brincando e brincam aprendendo”, destacou.
Além das rodadas de perguntas e respostas, os participantes também são desafiados em práticas de redação, simulando a matriz do Enem. Segundo Viviane, cada detalhe é pensado pela equipe pedagógica do Pré-Enem Seduc em parceria com a produção da Rede Meio, valorizando inovação e tecnologia.
Protagonismo dos estudantes
A experiência de participar do programa é marcante para os alunos, que vivem não só a emoção da competição, mas também a oportunidade de conhecer os estúdios e a rotina de uma gravação de TV.
O estudante Ransmil Nunes, do CETI Rocha Neto, contou como foi estar diante das câmeras pela primeira vez.
“Olha, é muito emocionante estar aqui, né? É muito bom também estar tendo a experiência de estar podendo aprender, competir também, né? Ter a chance de levar o troféu pra escola também. É muito bom essa sensação”, relatou.
Resultados que refletem na educação
O Quizz Enem, segundo Viviane, contribui para que o Piauí mantenha destaque nos indicadores educacionais. O estado tem o melhor ensino médio do Nordeste e ocupa a quarta posição nacional, além de registrar altas taxas de participação e aprovação no Enem.