A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba está se preparando para receber quatro novas indústrias, elevando o total de estabelecimentos em suas instalações para seis. As novas empresas, que atuarão nas áreas de beneficiamento de mel e castanha de caju, fabricação de cosméticos e montagem de tratores agrícolas, devem começar as obras de instalação ainda em 2024.
O investimento total para a instalação dessas indústrias está estimado em R$ 150 milhões, e a expectativa é de criar cerca de 250 novos empregos diretos. “Estamos em negociação com as empresas para que as obras comecem o quanto antes, ainda este ano,” afirmou Álvaro Nolleto, presidente da ZPE de Parnaíba.
Em julho de 2023, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), autorizou a instalação das indústrias Arrey Foods (castanha de caju), Via Natural (mel), Sadin Tratores (tratores agrícolas) e Pratic Hair (cosméticos).
As novas empresas se somarão às duas já em operação na ZPE: Agrocera, produtora de cera de carnaúba, que exportou 285 toneladas este ano e planeja expandir sua capacidade, e Ecopellets, que fabrica madeira ecológica a partir de resíduos vegetais. Atualmente, as duas indústrias e as startups piauienses pertencentes ao Tech Export Hub empregam mais de 200 trabalhadores, de forma direta, na ZPE Piauí.