Dezoito ovelhas e vários materiais furtados foram recuperados na quarta-feira (4), no município de Acauã, distante 480 km de Teresina. A Polícia Militar encontrou os animais e objetos em uma chácara e uma roça localizadas na zona rural do município.
A ação foi desencadeada após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pela Comarca de Paulistana, em resposta a uma série de furtos registrados nas margens da BR-407, trecho entre Picos e Afrânio. A investigação apontava os dois principais suspeitos, que estavam agindo na região há vários meses.
INVESTIGAÇÃO
Conforme o relatório policial, os suspeitos teriam cometido, pelo menos, dois furtos relevantes. O primeiro, no mês de maio deste ano, envolveu o roubo de materiais de construção, ferramentas e portas de uma chácara em Acauã, o que gerou um prejuízo estimado em R$ 15 mil. Já o segundo, ocorrido no final de novembro, teve como alvo uma roça vizinha à chácara, onde os criminosos levaram 35 ovelhas, além de diversas ferramentas, como picaretas e machados.
PARTE DOS ITENS FURTADOS FORAM RECUPERADOS
Após diversas horas de análise de imagens de câmeras de segurança da região, a polícia identificou os veículos utilizados nos dois furtos. Com base nessas informações, foi possível traçar a estratégia para localizar os criminosos.
O mandado resultou na recuperação de parte dos itens furtados. Foram encontrados 18 ovelhas, que, segundo as investigações, haviam sido negociadas pelos criminosos, além de dois portões, um compressor e uma lixadeira, que estavam em uma residência no município de Inhuma. Estes materiais eram oriundos do furto ocorrido em maio.
Os objetos apreendidos estavam a aproximadamente 260 km de distância do local dos furtos, em Acauã, o que reforça a abrangência das ações criminosas e a complexidade da rede de receptação envolvida.
POLÍCIA SEGUE INVESTIGANDO
Todo o material recuperado, assim como os veículos utilizados pelos criminosos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Inhuma, onde os procedimentos legais necessários foram adotados. O caso segue sendo investigado, e os suspeitos poderão responder pelo crime de receptação, conforme o artigo 180 do Código Penal Brasileiro.