O programa Piauí, Bom Dia, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, conseguiu arrecadar R$ 10 mil em apenas dez minutos para a estudante de medicina Maria Clara Sabóia, de 23 anos.
A história da jovem, diagnosticada com porfiria aguda intermitente, uma doença rara e grave causada por defeitos na produção de enzimas da hemoglobina, foi contada na manhã desta segunda-feira (01) aos telespectadores da TV Meio.
O Que Aconteceu
No início deste ano, Maria Clara interrompeu o internato em medicina em Parnaíba devido a fortes dores no corpo e perda dos movimentos das pernas e braços.
Após o diagnóstico de porfiria aguda intermitente, os médicos relataram que a estudante necessita de um tratamento que consiste em quatro doses iniciais da medicação Panhematin 350mg, cada uma custando em torno de R$ 56.900. A medicação não cura a doença, mas trata e alivia as dores da estudante.
A Luta da Família
A família, natural de Luzilândia, entrou na Justiça para obter o tratamento necessário. No entanto, devido à demora no recebimento pela rede pública de saúde e ao sofrimento da jovem, a família está pedindo ajuda nas redes sociais.
"É difícil olhar para minha irmã daquele jeito, a gente consegue ver o sofrimento nos olhos dela. A nossa família está muito abalada, principalmente nossa mãe que a acompanha desde os primeiros sintomas", contou Maria Arlene Sabóia, irmã da jovem.
como ajudar
Para arrecadar os recursos necessários, familiares e amigos realizam uma vaquinha online e disponibilizam um PIX para os interessados em realizar a doação. PIX: CPF - 07837404335 / Ananda Maria Meneses Araújo de Oliveira.