Professora da UFPI recebe Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023

O prêmio busca valorizar a trajetória de agentes nas artes, com 737 propostas de indicação.

Professora da UFPI recebe Prêmio Mestras e Mestres das Artes 2023 | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A professora Yolanda Carvalho, do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí, recebeu o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 do Ministério da Cultura. Sendo a única representante do Piauí entre os premiados, a docente foi indicada por seus ex-alunos, Pablo Marquinho e Roniel Sampaio-Silva. O resultado final foi divulgado em 22 de dezembro de 2023.

A docente da UFPI é xilógrafa, e utiliza a técnica para desempenhar um papel lúdico no ensino aprendizagem. Segundo a professora, ela utiliza dessa arte em exposições e oficinas para que o discente possa pensar sobre o mundo que o rodeia através de sua arte. Yolanda Carvalho foi agraciada na categoria de artes visuais. 

"Foi surpreendente, não poderia dimensionar a minha emoção, ser reconhecida pelo Ministério da Cultura como Mestra da Arte Brasileira é um marco importantíssimo. Ao longo dos meus mais de 50 anos dedicados à arte, educação e cultura popular, ainda me sinto em construção, aprendendo e compartilhando meu conhecimento todos os dias", afirmou a docente emocionada.

O prêmio tem como objetivo o fomento e difusão da memória das artes no Brasil, por meio do reconhecimento e valorização da trajetória de agentes aclamados por coletividades a partir de sua contribuição e atuação como referência, para os segmentos de artes visuais, circo, dança, música e teatro – além daqueles que transitam entre as linguagens, propostos como “artes integradas.

Apesar dos desafios enfrentados ao transmitir a cultura brasileira para seus alunos, Yolanda Carvalho destaca que todos foram superados através da imersão nos livros e pessoas que contribuíram para seus estudos. Ela pontua que a atividade docente é ser amiga de seus alunos, entendendo que o magistério é uma forma de promover e motivar os jovens à pesquisa e à arte.

A professora ressalta também a importância da educação em fazer os alunos enxergarem o valor da arte na universidade e em suas vidas. "Fazê-los participar do social e do cultural, para que possam desempenhar suas profissões sem receios e seguros de si, por serem motivados a caminhar", conclui.

O Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 busca valorizar a trajetória de agentes nas artes, com 737 propostas de indicação. Yolanda Carvalho, única do Piauí premiada, destaca a relevância do ensino e da cultura brasileira na UFPI. A premiação reforça a importância das artes nacionalmente e destaca talentos regionais.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES