O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI) lançaram nesta terça-feira (04), em Teresina, a Operação Prato Legal, com o intuito de intensificar a fiscalização em restaurantes da cidade.
QUAL O FOCO DA OPERAÇÃO?
A ação busca principalmente a inspeção das balanças de estabelecimentos com horário de funcionamento diferenciado, como picanharias, açaíterias e sorveterias.
Além de coibir fraudes nas pesagens, os fiscais também verificam se os preços cobrados estão em conformidade com as informações fornecidas aos consumidores.
"A iniciativa visa orientar e proporcionar mais segurança e transparência, garantindo que o setor de alimentação da cidade ofereça um serviço de qualidade, com respeito às normas estabelecidas", explicou Júnior Macedo, diretor do IMEPI.
EM QUATRO ZONAS
A operação abrangeu as quatro zonas de Teresina, com a participação de oito equipes do Imepi, que realizaram a fiscalização em conjunto com os fiscais do Procon.
Para Arimateia Área Leão, chefe de fiscalização do Procon-PI, a ação é também educativa. "Gostaria de parabenizar a iniciativa do diretor do IMEPI, Júnior Macedo, por essa ação, que visa também, de forma educativa, corrigir problemas pontuais e orientar os estabelecimentos para que respeitem os direitos do consumidor. Restaurantes que não atenderem às exigências poderão ser autuados, podendo sofrer multas", afirmou.