Primeiro dia de Impacte Business reúne centenas de pessoas no CCT

O público teve acesso a uma mentoria estratégica que garante futuro e endossa a relevância de contribuições no ambiente de trabalho.

Primeiro dia de Impacte Business reúne centenas de pessoas no CCT | Matheus Marques
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O primeiro dia do Impacte Business contou com um público expressivo e palestras com temáticas voltadas para a área da gestão de tempo, inovação, ousadia no ambiente de trabalho e saúde. A segunda edição do evento, que acontece na capital piauiense, vai até hoje (25).

O QUE ACONTECEU: Na noite desta quarta-feira (24), o Teatro G3 Telecom, no Centro de Convenções de Teresina (CCT), recebeu uma maratona de palestras com Wrias Moura, Vilton Soares, Floriana Bertini e Gil Giardelli, influentes participantes do mundo empresarial.

Com pautas voltadas para o fortalecimento de negócios, capacitação e sucesso pessoal, o público teve acesso a uma mentoria estratégica que garante futuro e endossa a relevância de contribuições no ambiente de trabalho.

Wrias Moura e Viltos Soares no Centro de Convenções de Teresina (Foto: Matheus Marques)

GESTÃO DE TEMPO: Quem deu início à noite de conhecimento foi o jornalista e empresário Wrias Moura, fornecendo aos participantes uma visão abrangente sobre Gestão de Tempo em uma Agenda Estratégica.

Com o empresário, o público foi orientado que o gerenciamento de tempo envolve diferentes técnicas, práticas e abordagens que podem ser usadas para planejar, priorizar e alocar o tempo com eficácia para realizar tarefas, projetos e objetivos.

Wrias falou que as técnicas de gerenciamento de tempo são projetadas especificamente para ajudar quem deseja aproveitar ao máximo seu tempo, reduzir a procrastinação e aumentar a produtividade na vida pessoal e profissional.

Na palestra, ele mostrou através de dados e exemplos contundentes que a gestão eficaz do tempo envolve diversos aspectos, como definição de metas e priorização, organização de horários, otimização de processos de trabalho e minimização de distrações.

Para ele, todo o trabalho duro do mundo não pode compensar a má gestão do tempo. “Baixe um aplicativo no celular que ajude você a organizar sua agenda de forma que você possa ter a lembrança de tudo aquilo que você tem feito. E, claro, você precisa necessariamente gastar tempo diariamente organizando a sua agenda no início do dia, atualizando a sua agenda no meio do dia, consolidando a sua agenda no final do dia, garantindo assim que você possa, ao final do dia, entregar resultados práticos”, orientou o empresário.

CORAGEM: O segundo palestrante da noite foi Vilton Soares, com o tema "Coragem para Fazer Diferente". Diretor e fundador do Grupo Pensar Educação, ele compartilhou com o público sobre sua vida pessoal e profissional. Vindo de uma família humilde do interior do Maranhão, ele travou várias batalhas para ser hoje um dos maiores nomes do setor educacional do estado.

“Nessa palestra eu compartilhei um pouco da minha história e alguns elementos que contribuíram para o sucesso da minha trajetória de 20 anos como empreendedor. Cada passo que dei no passado, entre fracassos e acertos, ajudaram a construir a minha pessoas e os negócios que tenho hoje”, explicou o empresário.

Além de contar sua trajetória, ele relacionou cada vivência com uma série de características que compreendem as competências importantes para o empreendedor, como a agilidade, visão de futuro e falta de apego com a estagnação.

O empresário atraiu ainda mais a atenção do público ao pontuar a importância da coragem em pequenas e grandes ações na vida e fez um aparato de ensinamentos crucial diante de tantas transformações sociais e tecnológicas.

“Um século em que as conexões são importantes e o negócio não precisa e não pode ser apenas lucrativo, mas ele precisa ter um significado muito forte. Ele precisa gerar impacto. E a gente sabe que todos os grandes negócios contemporâneos são negócios sustentáveis e são negócios que causam impacto. E a minha proposta de falar nessa noite é resgatar um pouco dessas competências tão necessárias para o empreendedor moderno”, falou.

Para ele, é crucial levar em consideração o pequeno empreendedor, aquele que está começando, mas também fazer pontuações e considerações, como por exemplo, elementos de inovação para negócios já mais maduros. “Então, precisamos trazer a consciência do que é preciso mudar para gerar impacto e para se construir algo duradouro e sustentável."

Floriana Bertini e Gil Giardelli no CCT (Foto: Matheus Marques)

SAÚDE: Outro grande nome que abrilhantou o segundo dia de Impact Business foi Floriana Bertini, médica cardiologista do Hospital Albert Einstein. Com o tema "Hábitos Saudáveis no Mundo Empreendedor: É Possível?", ela fez uma apresentação divertida e dinâmica com a plateia.

Na sua apresentação, ela mencionou que no mundo acelerado do empreendedorismo, equilibrar agendas lotadas, gerenciar reuniões de equipe e garantir um trabalho eficiente pode ser um desafio. Ela mostrou ao público que bons hábitos podem ajudar as pessoas a se sentirem felizes e saudáveis, enquanto os maus hábitos podem criar negatividade e impedir o progresso. 

"Quando se trata de negócios, ter espírito empreendedor é um bom ponto de partida, mas desenvolver hábitos saudáveis pode aumentar as chances de sucesso", falou.

INOVAÇÃO: Quem fechou a noite de palestras foi Gil Giardelli, Professor de Inovação, Inteligência Artificial e Web3. O tema apresentado foi "Quando a Inteligência Artificial se Encontra com a Inteligência Humana". Na apresentação, ele mostrou que o uso da inteligência artificial em produtos e serviços se faz cada vez mais presente, seja aumentando a produtividade, reduzindo custos, facilitando a tomada de decisões e automatizando rotinas administrativas. 

O professor mostrou  exemplos da aplicação da IA em uma ampla variedade de tecnologias que fazem parte do dia a dia das pessoas, como no atendimento, mecanismos de busca, e-commerce, aplicativos para smartphones e veículos autônomos. Segundo ele, com a chegada das ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, espera-se que o protagonismo dessa tecnologia nas rotinas de trabalho seja ainda maior, o que exige do ser humano a capacitação e a concientização de que o futuro é agora.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES