O programa Gás do Povo entra em funcionamento nesta segunda-feira (24), começando inicialmente por dez capitais brasileiras. Para que os beneficiários possam receber a recarga gratuita do botijão de gás, o Governo Federal iniciou o processo de adesão das empresas revendedoras de gás, responsáveis por realizar as entregas nos municípios. A participação das revendas é voluntária e depende de cadastro no sistema da Caixa Econômica Federal, além de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e regularidade junto à Receita Federal.
Além da regularidade legal, as empresas precisam possuir conta corrente PJ na Caixa Econômica Federal e utilizar o dispositivo de pagamento Cartões Azulzinha, que será o meio oficial para registrar vendas e repasses do programa. O equipamento permite que cada recarga realizada seja registrada diretamente no sistema, garantindo rastreabilidade, transparência e segurança no processo. O cadastro é feito exclusivamente pelo site www.gasdopovo.caixa.gov.br, onde as empresas realizam o registro e informam os dados necessários para operar dentro do sistema.
As revendedoras participantes passam a receber integralmente o valor das recargas efetuadas pelo Gás do Povo, de acordo com o Preço de Referência definido pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e publicado nos sites do MME e da ANP. O pagamento é depositado em até dois dias úteis na conta cadastrada no momento da adesão. O acompanhamento das transações pode ser feito diretamente na plataforma Azulzinha.
Em todo o Piauí, mais de 450 mil famílias têm direito ao benefício, segundo a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc). Do total, 208 mil recebiam o antigo “Auxílio Gás”, e outras mais de 200 mil foram identificadas a partir de uma busca ativa realizada pelos municípios.
Você pode conferir a lista parcial de revendedoras autorizadas em Teresina neste link. A relação divulgada ainda não é definitiva, pois novas revendas podem aderir ao programa a qualquer momento. Como o cadastramento segue aberto, a lista está em constante atualização.
Gás do Povo
A operação marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Com isso, o Gás do Povo consolida-se como uma das maiores políticas públicas do país voltadas ao combate à fome, à pobreza energética e aos riscos associados ao uso de fontes inadequadas para cozinhar.
O início da operação marca a transição do formato anterior, baseado em pagamento em dinheiro, para um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha. Esse avanço torna o benefício mais eficaz, reduz fraudes e garante que o recurso chegue onde deve chegar: na recarga do botijão utilizado no dia a dia das famílias.
Trata-se de uma das principais ações do Governo do Brasil para fortalecer a segurança energética, promover o cozimento limpo e ampliar o acesso ao gás de cozinha como instrumento de dignidade e justiça social. A iniciativa reduz a dependência de lenha e de combustíveis poluentes que afetam principalmente mulheres e crianças, contribuindo para a promoção da saúde e para a proteção ambiental.