SEÇÕES

Primeira corrida de rua da Alepi é um sucesso; Severo confirma 2ª edição em 2026

O evento em Teresina reuniu centenas de participantes e destinou 100% das inscrições a instituições sociais do Piauí

Corrida da Alepi em Teresina | Foto: Portal Meio News
Siga-nos no

Neste domingo (9), Teresina recebeu a primeira edição da Corrida Alepi, evento promovido pela Casa Legislativa em parceria com o Programa Bem Estar Alepi. Com percursos de 3, 5 e 10 km, a corrida levou centenas de pessoas às ruas do centro da capital, combinando atividade física, saúde e solidariedade.

VEJA COMO FOI A COBERTURA EM TEMPO REAL

A competição teve transmissão ao vivo pela TV Meio Norte e marcou a estreia de um evento esportivo que une o estímulo à prática de exercícios à responsabilidade social. Todo o valor arrecadado com as inscrições foi destinado a quatro instituições que realizam trabalhos sociais no estado:

  • Associação Amigo dos Autistas
  • Lar da Misericórdia
  • Lar Preciso Viver, que acolhe crianças em tratamento contra o câncer
  • Fazenda da Paz, que atua na recuperação de dependentes químicos

Superação e participação em família

O servidor Givago Freitas participou da corrida acompanhado da esposa, Giordana Freitas, que está gestante de 6 meses e da filha Maria Valentina, de 9 anos. Entusiasmado com a iniciativa, ele ressaltou a importância do evento como estímulo à prática esportiva e à promoção da saúde entre servidores e a população em geral. Segundo Givago, a corrida representa um marco importante para o parlamento piauiense. 

“Essa primeira corrida vai de encontro com o bem-estar da população e tem tudo para entrar no calendário anual de eventos da Alepi. Parabéns à gestão do deputado Severo Eulálio por trazer essa inovação para dentro do parlamento”, afirmou.  

Além da corrida, o evento contou com momentos de integração, atividades culturais e ações de incentivo à saúde e à qualidade de vida, reforçando o objetivo da Assembleia de promover o equilíbrio entre corpo e mente.

Foco no bem-estar e na responsabilidade social

O presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), destacou a importância da primeira edição da competição. O evento, que integra o Programa Bem-Estar Alepi, nasceu como uma ação voltada aos servidores do Legislativo, mas foi ampliado para o público em geral, reunindo centenas de participantes, entre parlamentares, servidores, atletas amadores e cidadãos que abraçaram a causa.

Segundo Severo, a iniciativa alia promoção da saúde, incentivo ao esporte e solidariedade. “Essa corrida foi inicialmente pensada dentro do programa Bem-Estar Alepi, voltado para os servidores, mas acabamos expandindo para todos aqueles que desejarem participar, promovendo saúde, integração e solidariedade”, destacou o presidente.

“Estou muito feliz com a realização deste evento. Quero agradecer à equipe da Assembleia, à TV Assembleia e a todos que se engajaram para que esse momento fosse possível. É apenas o primeiro ano, mas já é um sucesso”, ressaltou.

A Corrida Alepi faz parte de uma série de ações do Programa Bem Estar Alepi, criado para valorizar a saúde física e mental dos servidores e aproximar o Legislativo da população por meio de iniciativas sociais e educativas.

Severo comentou ainda sobre a escolha do percurso da corrida, que seguiu pela Frei Serafim, passando por prédios históricos cidade, com olhar pensado também para a revitalização do Centro da Cidade.

Vitórias e pódios

Os corredores mais rápidos foram premiados em diversas categorias, com destaque para os vencedores dos percursos de 3 km, 5 km e 10 km, tanto no masculino quanto no feminino. Além dos troféus e medalhas, a alegria e o espírito esportivo marcaram a manhã na capital piauiense.

Carioca de 25 anos e moradora de Teresina há uma década, Tarsila Sousa Cândido conquistou o primeiro lugar nos 10 km feminino da 1ª Corrida da Assembleia Legislativa do Piauí. A atleta destacou a preparação, o foco e o equilíbrio mental como fatores decisivos para a vitória.

“Minha experiência foi tudo certinho: alimentação ok, hidratação ok, descanso ok. Ontem já dormi com o pensamento de que eu ia conseguir o primeiro lugar, me preparei mentalmente. A corrida foi desafiadora, mas se não for assim, não tem graça”, contou Tarsila, que enfrentou o cansaço e seguiu firme até o final.

Tarsila Sousa Cândido

Francisco, de 38 anos, garantiu o primeiro lugar na categoria de 10 quilômetros da 1ª Corrida da Alepi. Dono de uma rotina intensa, ele trabalha como pedreiro e carpinteiro, profissões que exigem força e resistência, qualidades que também o ajudam a se destacar nas corridas de rua.

Conciliando o trabalho pesado com a paixão pelo esporte, Francisco contou que o resultado é fruto de disciplina e persistência. Ele treina todos os dias, mesmo enfrentando cansaço e falta de tempo.

Francisco, de 38 anos, garantiu o primeiro lugar na categoria de 10 quilômetros

O atleta Francisco Marciel completou os 5 km da 1ª Corrida da ALEPI com um ótimo desempenho e destacou o nível técnico da disputa. Para ele, o percurso desafiador e o alto nível dos competidores tornaram a experiência ainda mais gratificante.

“Foi uma prova muito boa, um desafio grande, com uma subida boa, mas deu pra fazer uma boa corrida. Um nível alto, atletas muito bons, e foi uma satisfação estar participando da corrida da ALEPI”, afirmou Francisco, satisfeito com o resultado obtido.

 Francisco Marciel completou os 5 km da 1ª Corrida da ALEPI

VEJA ABAIXO A RELAÇÃO COM TODOS OS VENCEDORES

Saúde, alegria e solidariedade no mesmo passo

A primeira Corrida Alepi mostrou que o esporte pode ir além da competição: é também um instrumento de transformação e solidariedade. Entre os muitos participantes da 1ª Corrida Alepi, um trio de amigas chamou atenção pela animação e pelo companheirismo logo cedo: Marlene Marinho, Francisca Oliveira e Nilvânia Nosso Imersivo. Elas chegaram juntas, cheias de energia e prontas para mais uma manhã de corrida, saúde e amizade.

Marlene, de 57 anos, é recepcionista e paciente oncológica, em tratamento contra o câncer de mama. Para ela, a prática de exercícios físicos ajuda a manter a mente e o corpo em dia. “A gente vem quase todo domingo. É a nossa diversão. Sempre estamos juntas correndo, e hoje não podia ser diferente. Faz muito bem para gente participar de coisas assim”, contou.

Ao lado dela, estava Francisca Oliveira, de 45 anos. Incentivada pelas amigas a participar de competições, ela tem hoje o esporte de corrida como uma das suas paixões. “Eu sempre participo e, graças a Deus, sempre ganho. Correr pra mim é uma vitória a cada vez”, afirmou. 

Já Nilvânia, de 47 anos, trabalha como doméstica e conheceu as amigas durante caminhadas. “Eu estava caminhando quando conheci a Marlene. Ela me chamou pra correr, eu vim na primeira vez e gostei. Hoje é a quinta corrida que venho com elas”, contou.

Ela é hipertensa e conta que a corrida mudou a sua vida. “Desde que comecei a correr, consegui controlar mais a minha pressão. É muito bom, faz bem pra saúde e pra cabeça também”, disse.

Para as três, o mais importante é o bem-estar e a alegria de estarem juntas. “A gente vem, corre, conversa, ri… É bom demais! E ainda faz bem pra saúde”, completou Marlene.

CORRIDA SERÁ INCLUÍDA NO CALENDÁRIO ANUAL 

Ao final da primeira edição da competição realizada pela Assembleia Legislativa do Piauí, o presidente da Casa, deputado estadual Severo Eulálio (MDB), confirmou que a prova será incluída no calendário das Corridas do Piauí.

"O Piauí tem crescido muito quando se trata de corridas, temos muitos atletas de nível elevado, correndo maratonas, se dedicando, além de muitos [atletas] amadores", ressaltou o parlamentar.

Severo Eulálio e Marden Menezes entregando troféu para vencedora da Corrida Alepi - Foto/MeioNews

Severo evidenciou que a prática de corrida faz bem para a saúde, traz integração e é um esporte democrático, "que desde a criança, até o idoso, podem participar".  

Governador Rafael Fonteles destaca importância da corrida para a saúde e solidariedade

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), marcou presença na primeira edição da Corrida da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, realizada neste domingo, em Teresina.  O evento, que reuniu mais de mil inscritos, uniu esporte, saúde e solidariedade, destinando 100% do valor das inscrições para instituições de caridade que desenvolvem trabalhos sociais no estado.

Após finalizar a corrida, o governador destacou o caráter simbólico e social da iniciativa, elogiando o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), pela realização do evento. 

“Cumprimos a missão de acordar cedo no domingo, fiz uma boa caminhada e até alguns piques de corrida ao lado do senador Marcelo e de vários amigos. Parabenizo o presidente Severo por essa iniciativa. A Corrida Alepi é um sucesso, com mais de mil inscrições esgotadas, e ainda ajuda instituições de caridade. É impressionante como o povo está cada vez mais preocupado em cuidar da saúde física e mental”, afirmou.

Governador Rafael Fonteles - Foto: MeioNews

Rafael Fonteles também ressaltou que ações como essa refletem um movimento crescente na sociedade piauiense de valorização do bem-estar e do autocuidado.

“Essa iniciativa é muito bem-vinda, ainda mais porque ajuda quem mais precisa. A corrida de rua vem ganhando cada vez mais adeptos, e é importante ver todos os poderes abraçando ideias semelhantes. Parabéns ao presidente Severo e a todos os parlamentares pela realização”, completou.

VEJA COMO FOI A TRANSMISSÃO AO VIVO DA CORRIDA DA ALEPI

Tópicos
Carregue mais
Veja Também