SEÇÕES

PRF realiza terceira apreensão de araras e papagaios no Piauí em menos de 15 dias

As aves não possuíam anilhas de identificação emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)

Animais silvestres apreendidos | Foto: Divulgação/PRF
Siga-nos no

Na tarde de sexta-feira (10), por volta das 14h, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a abordagem de um veículo de passeio na altura do km 305 da BR-230, no município de Floriano.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o automóvel transportava nove aves silvestres, entre elas graúnas, araras-canindé e papagaios, mantidas em caixas impróprias, sem água, alimentação ou autorização dos órgãos ambientais competentes.

As aves não possuíam anilhas de identificação emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), configurando indícios de crime ambiental. O condutor relatou que realizava o transporte interestadual dos animais.

Diante dos fatos, foi constatada, em tese, a prática dos crimes, referentes ao transporte e maus-tratos de animais silvestres. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Floriano e as aves foram entregues às autoridades competentes para avaliação e destinação adequada.

📊 Recorrência no Estado

Esta é a terceira apreensão de araras e papagaios no Piauí em menos de 15 dias:

02/10 — Dom Expedito Lopes: 12 papagaios apreendidos.

27/09 — Floriano: 2 papagaios e 2 araras-canindé.

Outra ocorrência relevante se deu em Parnaíba, no dia 10 de julho, quando a PRF apreendeu 38 aves silvestres. A PRF reforça que o tráfico de animais silvestres é crime e contribui diretamente para o desequilíbrio ecológico. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número 191.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também