Na última quarta-feira (22), a Polícia Rodoviária Federal aprendeu uma carga de mais de 39 metros cúbicos de madeira serrada. O material estava sendo transportado de maneira irregular.
A apreensão aconteceu na BR-316, no Município de Picos (PI). Por volta das 11h, uma equipe da PRF realizava patrulhamento de rotina na região quando deram ordem de parada a um caminhão.
O motorista apresentou a documentação da carga, mas foram constatadas divergências entre as espécies e o volume declarado.
Isso porque a carga possuía volume superior ao permitido, ultrapassando em mais de 10% o total declarado de 27 m³ — chegando a 39 m³ medidos.
Diante das irregularidades, foi configurada, em tese, a prática de crime ambiental, conforme o artigo 46 da Lei nº 9.605/1998, que prevê sanções para o transporte e armazenamento de produtos florestais sem licença válida.
O veículo e toda a carga foram apreendidos e encaminhados ao pátio da PRF em Picos, ficando à disposição do IBAMA para as providências administrativas cabíveis.