O primeiro dia de 2026 deve ser marcado por instabilidade climática em grande parte do Piauí. Um alerta de chuvas intensas, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), atinge 62 municípios do estado e segue válido até o fim desta quinta-feira (1º). Além disso, 12 cidades das regiões Centro-Norte e Norte estão sob aviso de baixa umidade do ar.
Classificado como perigo potencial, o alerta de chuvas prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Segundo o Inmet, há baixo risco para quedas de energia, alagamentos pontuais, queda de galhos e descargas elétricas, mas a população deve manter atenção redobrada.
O órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fim de semana será de calor e variação de umidade
Na capital Teresina, a previsão indica tempo abafado e muitas nuvens nos próximos dias. Nesta quinta-feira, os termômetros variam entre 24°C e 35°C, com umidade relativa do ar entre 40% e 90%.
Na sexta-feira (02), o cenário se mantém semelhante, com mínima de 24°C e máxima de até 36°C, além de leve tendência de declínio nas temperaturas ao longo do dia.
Já no sábado (03), a previsão aponta mínima de 24°C e máxima de 36°C, com umidade variando entre 40% e 60%, o que pode aumentar a sensação de calor.
No domingo (04), a tendência é de leve queda nas temperaturas, com mínima de 22°C e máxima de 34°C. A umidade pode chegar a 100%, favorecendo a formação de nuvens e possíveis pancadas isoladas.
Baixa umidade preocupa no Centro-Norte e Norte do estado
Além das chuvas, o Inmet também emitiu alerta de baixa umidade do ar para 12 municípios piauienses, válido até as 21h desta quinta-feira. A umidade pode variar entre 20% e 30%, aumentando os riscos à saúde e de incêndios florestais.
Durante esse período, a recomendação é intensificar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas nas horas mais quentes do dia e reduzir a exposição direta ao sol.
Ao longo do fim de semana, o clima no Piauí deve alternar entre calor intenso, aumento da nebulosidade e variações na umidade, exigindo atenção principalmente de quem pretende viajar ou participar de atividades ao ar livre.
Confira as cidades piauienses incluídas no alerta amarelo do Inmet:
- Alvorada do Gurguéia
- Amarante
- Anísio de Abreu
- Antônio Almeida
- Avelino Lopes
- Baixa Grande do Ribeiro
- Barreiras do Piauí
- Bertolínia
- Bom Jesus
- Bonfim do Piauí
- Brejo do Piauí
- Canavieira
- Canto do Buriti
- Caracol
- Colônia do Gurguéia
- Corrente
- Cristalândia do Piauí
- Cristino Castro
- Curimatá
- Currais
- Dirceu Arcoverde
- Eliseu Martins
- Fartura do Piauí
- Flores do Piauí
- Floriano
- Francisco Ayres
- Gilbués
- Guadalupe
- Guaribas
- Itaueira
- Jerumenha
- João Costa
- Júlio Borges
- Jurema
- Landri Sales
- Manoel Emídio
- Marcos Parente
- Monte Alegre do Piauí
- Morro Cabeça no Tempo
- Nazaré do Piauí
- Pajeú do Piauí
- Palmeira do Piauí
- Parnaguá
- Pavussu
- Porto Alegre do Piauí
- Redenção do Gurguéia
- Riacho Frio
- Ribeira do Piauí
- Ribeiro Gonçalves
- Rio Grande do Piauí
- Santa Filomena
- Santa Luz
- São Braz do Piauí
- São Gonçalo do Gurguéia
- São José do Peixe
- São Lourenço do Piauí
- São Raimundo Nonato
- Sebastião Barros
- Sebastião Leal
- Tamboril do Piauí
- Uruçuí
- Várzea Branca