SEÇÕES

Previsão aponta alterações no tempo até o final da semana no Piauí; veja

Estado terá variações desde chuvas isoladas até elevação nas temperaturas, com alertas de perigo do Inmet.

Chuvas em Teresina. | Foto: Raíssa Morais
Siga-nos no

Após 18 municípios piauienses registrarem chuvas nas últimas 24 horas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, nesta terça-feira (21), que o tempo deve passar por mudanças até sexta-feira (24). Segundo o órgão, o estado terá variações que vão desde chuvas isoladas até elevação nas temperaturas.

A Semarh informou ainda que as precipitações registradas na segunda-feira (20) variaram entre 2 mm e 46 mm. Os valores foram medidos por pluviômetros automáticos e convencionais. A previsão é que o tempo siga chuvoso até esta quarta-feira (22), com maior intensidade nas regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado.

Conforme o órgão, essas áreas podem registrar pancadas de chuva moderadas, acompanhadas de trovoadas em alguns pontos. Já na quinta-feira (23), a previsão é de chuvas isoladas, provocadas por fatores locais, como o calor e a umidade, principalmente nas primeiras horas do dia.

ALTERAÇÃO

No final da quinta-feira e durante a sexta-feira (24), o tempo deve mudar. “O clima ficará mais firme, com predomínio de sol e elevação das temperaturas, trazendo sensação de calor em boa parte do estado”, destacou a Semarh.

Aviso de Chuvas Intensas do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para as regiões Centro-Norte, Sudoeste e Sudeste do estado, um de “perigo potencial” e outro de “perigo”. Ambos permanecem válidos até às 10h desta quarta-feira (22).

Aleta amarelo:

  • Previsão: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h);
  •  Baixo risco;

Áreas afetadas pelo alerta amarelo./Foto: Inmet

Alerta laranja:

  • Previsão: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).

 Riscos potenciais de:

  • Corte de energia elétrica
  •  Queda de galhos de árvores
  • Alagamentos
  • Descargas elétricas.

Áreas afetadas pelo alerta laranja./Foto: Inmet

Tópicos
Carregue mais
Veja Também