Um homem foi preso nesta sexta-feira (16) investigado por envolvimento na morte de Francisco Junior de Sousa, ocorrido no dia 16 de julho de 2023, nas proximidades de uma casa de show, no bairro Cidade Jardim, na zona leste de Teresina. A polícia divulgou apenas as iniciais M. V. da C.
As investigações do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontam um veículo em movimento efetuou disparos de arma de fogo contra um grupo, onde três pessoas foram atingidas, incluindo Francisco.
Francisco Junior chegou a ser socorrido e permaneceu hospitalizado por quase um mês, mas não resistiu, vindo a óbito em 3 de agosto de 2023. Além da morte, ficaram configuradas tentativas de homicídio contra outras duas vítimas.
MOTIVAÇÃO
O delegado Natan Cardoso afirmou que a investigação avançou com base em um conjunto consistente de provas reunidas ao longo do inquérito, como depoimentos das vítimas sobreviventes e de testemunhas. Além disso, foram realizadas perícias e diligências, o que possibilitou identificar o autor do crime e esclarecer tanto a dinâmica quanto a motivação da ação criminosa.
“ Apurou-se que o fato está relacionado a disputa entre facções criminosas atuantes na capital. Constatou-se, ainda, que a vítima fatal não possuía envolvimento com atividades criminosas, tratando-se de típico caso de erro na execução”, informou o delegado.
CUMPRIMENTO DE MANDADOS
A prisão foi resultado de uma operação deflagrada pela 1ª Delegacia de Homicídios de Teresina, vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A ação ocorreu no âmbito de investigações que apuram dois crimes de homicídio ocorridos na capital.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão nesta data, sendo quatro contra homens presos na região do bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, e um contra um homem que já se encontrava no sistema penitenciário.