Prefeitura de Sebastião Barros nega morte de 20 animais durante vaquejada

Na nota, a gestão municipal lamenta a divulgação das informações e diz que não foi procurada para tratar sobre o assunto

Avalie a matéria:
Prefeitura divulga nota de esclarecimento | Imagem: Reprodução/Instagram

A prefeitura do município de Sebastião Barros publicou uma nota em sua página no Instagram, nesta quarta-feira (12), esclarecendo a respeito de uma notícia divulgada, informando que 20 animais teriam morrido durante a realização da 21ª Vaquejada de Pitombas, ocorrida no último fim de semana, na zona rural do município. 

Conforme a nota da prefeitura, o que aconteceu foi, que seis animais quebraram a perna durante a vaquejada, motivo pelo qual foram sacrificados, "protocolo adotado em todas as vaquejadas para evitar o sofrimento prolongado do animal". Além de um animal que morreu após uma corrida.

Na nota, a gestão municipal lamenta a divulgação das informações e diz que não foi procurada para tratar sobre o assunto. A gestão reforçou ainda que, durante a vaquejada, foram adotados todos os protocolos de segurança, cuidados de permanência e regras na prática da vaquejada.

Por fim, a prefeitura informa que medidas legais para denunciar o caso estão sendo tomadas. Veja abaixo a nota na íntegra.

A Prefeitura de Sebastião Barros vem a público esclarecer sobre a divulgação de fake news, informações inverídicas, disseminadas nas redes sociais e em portais de notícias sobre a suposta morte de 20 animais durante a 21ª Vaquejada de Pitombas, realizada neste final de semana na zona rural do município. Trata-se de notícia falsa, visto que todas as regras para a prática do esporte, que é regulamentado por lei, foram seguidas. Segundo a equipe organizadora, seis animais quebraram a perna durante a corrida, motivo pelo qual foram posteriormente sacrificados, protocolo adotado em todas as vaquejadas para evitar o sofrimento prolongado do animal, além de um animal que morreu após uma corrida.

A gestão municipal lamenta profundamente a reprodução irresponsável, rápida e imediata de informações falsas, visto que nem um único veículo de comunicação entrou em contato com a prefeitura de Sebastião Barros para checar a informação, baseando a sua divulgação tão somente em áudios feitos por um familiar de um ex-prefeito e imagens fora de contexto.

A gestão reforça ainda que, durante a vaquejada, também foram adotados todos os protocolos de segurança, cuidados de permanência e regras na prática do esporte, visando o bem-estar dos animais.

As medidas legais para denunciar a fake news, divulgada, estão sendo tomadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES