O prefeito do município de Batalha, no norte do Piauí, José Luiz Machado, decretou estado de calamidade pública em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Cerca de 70 famílias estão ilhadas e 18 estão desabrigadas. Conforme o decreto, as aulas e eventos estão suspensos.
As atividades presenciais da Rede Municipal de Ensino estão suspensas até o dia 14 de abril. Para assegurar a segurança dos estudantes, as aulas vão seguir de forma remota. Modalidade de ensino que já foi realizada em algumas ocasiões, com o amparo de toda a equipe escolar.
"Estive sentado com toda a equipe da prefeitura, além de entidades e sindicatos, igrejas e chegamos à seguinte conclusão, vamos tomar uma decisão e estou aqui baixando um decreto emergencial, de estado de calamidade, devido às fortes chuvas que Batalha vem passando nesses últimos dias. Ontem à noite aqui teve uma chuva muito forte, que atingiu todos os bairros da cidade, a zona rural, e são muitas famílias que estão sofrendo nesse momento e em solidariedade a essas famílias, estamos conversando, lutando e dando suporte a essas famílias. A outra decisão é a de suspender todos os eventos do município de Batalha, está tudo suspenso e vamos salvar vidas, que é mais importante nesse momento", disse o prefeito.
Na chuva de ontem, no município, várias casas foram invadidas por água, onde famílias perderam praticamente tudo. O assessor técnico e climatologista da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, disse que a chuva que caiu em Batalha, acumulou 86 mm.
"A chuva que caiu sobre o Vale do Longá, acumulou 86 mm sobre a cidade de Batalha. Essa água toda vai para dentro do Rio Longá, impactando a cidade de Esperantina e a cidade de Luzilândia", disse.
Nessa sexta-feira pela manhã, uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou em Batalha visando auxiliar no atendimento à população afetada.