O Ministério das Comunicações publicou uma nova portaria que muda o calendário do fim do sinal de TV analógica no Brasil. No Piauí, 18 municípios tiveram o prazo ampliado: agora, o desligamento do sinal analógico só deve acontecer no dia 30 de dezembro de 2025.
As cidades onde o sinal será encerrado até essa data são: Altos, Amarante, Barras, Campo Maior, Elesbão Veloso, Esperantina, Floriano, José de Freitas, Luís Correia, Luzilândia, Picos, Piripiri, Regeneração, São João da Serra, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, União e Valença do Piauí.
A mudança foi oficializada em portaria assinada pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. O novo cronograma considera a necessidade de ajustes no processo de digitalização em algumas regiões do país, afetadas por condições climáticas e operacionais.
Além da prorrogação, a portaria determina que emissoras que ainda não possuem canal digital ativo nesses municípios têm até o dia 30 de setembro de 2025 para solicitar a continuidade do serviço de forma digital.
Programa Siga Antenado será ampliado no estado
Junto à mudança de cronograma, o Governo Federal também vai ampliar o programa Siga Antenado para mais 88 cidades do Piauí a partir de julho. A iniciativa distribui kits gratuitos com parabólica digital e receptor para famílias de baixa renda, garantindo acesso à TV digital via satélite.
Mais de 10 mil famílias piauienses já assistem TV com imagem e som de melhor qualidade por meio do kit digital. A entrega é feita para beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) que ainda usam a antiga parabólica.
A troca é importante porque a chegada da tecnologia 5G exige a liberação da faixa de frequência usada pelas parabólicas antigas. Isso evita interferência no sinal. Com a mudança, a transmissão dos canais abertos via satélite vai migrar da banda C para a banda Ku, e quem não fizer a troca pode ficar sem sinal.
O novo kit garante acesso a mais de 100 canais com melhor qualidade de imagem, som, além de conteúdo regional.
Como saber se tem direito ao kit gratuito?
Para saber se pode receber o novo kit, o interessado deve estar:
• Inscrito no CadÚnico;
• Usando antena parabólica tradicional (TVRO);
• Morando em local onde o sinal 5G já chegou ou está em fase de implantação.
Se estiver dentro dos critérios, basta acessar o site www.sigaantenado.com.br ou ligar gratuitamente para o número 0800 729 2404. É preciso informar o CPF e o NIS (Número de Inscrição Social) para confirmar o direito e agendar a instalação.
A entrega e a instalação do kit são feitas diretamente na residência do beneficiário.
Quem não precisa fazer a troca?
Quem já assiste TV com antena digital externa (tipo espinha de peixe), interna ou tem TV por assinatura, não precisa solicitar o kit. Esses equipamentos já recebem o sinal digital e não sofrerão interferência com o 5G.
A ação é organizada pela entidade Siga Antenado (EAF) e acompanhada pelo Ministério das Comunicações e Anatel. O projeto já começou nas capitais e agora chega a mais cidades do interior, garantindo que mais famílias tenham acesso à televisão com qualidade e sem custo.