Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração

A atividade desempenha um papel fundamental na sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos.

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza ações de integração | Reprodução/WhatsApp
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Posto de Comando da Praça da Bandeira, instalado na última semana no Centro de Teresina, ganhou o apoio e reforço das unidades que compõem o Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), como forma de aproximar a população que por ali circula da Polícia Militar. A atividade desempenha um papel fundamental na sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos.

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração./Divulgação

Com ações de orientação junto aos cidadãos, a atividade desempenha um papel fundamental na sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos. Equipes da Patrulha Maria da Penha, Pelotão-mirim, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estiveram na praça junto aos policiais que fazem o trabalho operacional da base da polícia. 

“Hoje, o 1° Batalhão, através do Posto de Comando, está recebendo o apoio da Rone e do CPCOM, para juntos darmos segurança à população que vem ao centro da cidade”, pontua o major Wilton, comandante do 1° Batalhão, responsável pela região. 

A presença do policiamento comunitário na Praça da Bandeira começou nesta quinta-feira (01), quando os policiais iniciaram a entrega de panfletos informativos e conversaram com as pessoas. A prática, além estreitar os laços entre as pessoas com a polícia, incentiva a participação junto às forças de segurança, relatando atividades suspeitas, a compartilhar informações relevantes e garantir o envolvimento em programas de prevenção a crimes, como no caso da Patrulha Maria da Penha. 

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração./Divulgação

“Estamos mostrando nosso trabalho, orientando as pessoas e tendo esse contato direto com a população, a fim de que as pessoas fiquem informadas desse trabalho e da importância dele para os cidadãos e pessoas da comunidade, principalmente em relação a Patrulha Maria da Penha, que hoje as mulheres são vítimas de violência. Esclarecendo a importância da mulher sair do ciclo de violência e ter sua vida preservada", destaca a coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM. 

A proposta é uma filosofia do próprio Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, com a união do comunitário ao operacional, visando à construção de uma sociedade mais segura. “O CPCOM está aqui com suas unidades, Proerd, Patrulha Maria da Penha, Pelotão Mirim, além das Companhias de Policiamento Escolar e ciclopatrulhamento, mostrando que a Polícia Militar está engajada com a comunidade. Policiamento Comunitário e Policiamento Operacional”, completa o major Gesiel, coordenador adjunto do Proerd. 

Posto de Comando

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração./Divulgação

O Posto de Comando da praça da Bandeira, integrado com policiais militares e guardas civis municipais, visa aumentar as abordagens e rondas na região, reprimindo a criminalidade. Sua instalação, no dia 25 de maio, se deu mediante a Operação Interditados III, que apreendeu diversos celulares, entorpecentes e placas de motos sendo revendidas no local. 

Após a instalação e trabalhos do posto de comando montado, a Praça da Bandeira contará futuramente com uma base permanente, da Guarda Civil Municipal, através da Prefeitura de Teresina. O ponto também passará por uma revitalização, visando requalificar o espaço público e devolvê-lo para a comunidade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES