Possíveis detritos do meteoro que provocou clarão no Piauí são encaminhados para análise

As buscas foram realizadas em área de 16 km² nas proximidades de Padre Marcos, região identificada como a mais provável para a presença de detritos

Expedição da GSS procura detritos de meteoro que iluminou o Piauí. | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Graviton Scientific Society (GSS) realizou, no sábado (27) e no domingo (28), uma expedição para procurar detritos do meteoro que iluminou o céu do Piauí na madrugada de 13 de julho. O material encontrado será analisado por pesquisadores.

A operação, que contou com uma equipe multidisciplinar de cinco pessoas, ocorreu em uma área de aproximadamente 16 km² nas proximidades da cidade de Padre Marcos.

A região foi identificada como a mais provável para a presença de detritos, com base em estudos preliminares realizados por grupos de pesquisa, como a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros).

Como Foram Feitas as Buscas

A equipe da GSS empregou três métodos durante a busca: óptico, eletromagnético e físico (coleta de amostras). "Isso permitiu uma investigação detalhada do local, garantindo que todas as possíveis evidências fossem cuidadosamente examinadas", diz a entidade. As amostras coletadas foram enviadas para análise a fim de verificar se são detritos do meteoro.

"Apesar de, até o momento, nenhuma amostra ter demonstrado com certeza ser um fragmento da rocha espacial, a missão foi considerada um sucesso devido à minuciosidade da investigação e ao rigor dos métodos utilizados", comunicou a Graviton Scientific Society.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES