Após mais de um mês da interdição total, a Ponte Metálica João Luís Ferreira, que liga Teresina (PI) a Timon (MA), será reaberta ao tráfego no dia seis de outubro de 2025. A confirmação foi feita pelo prefeito de Timon, Rafael Brito (PSB). A estrutura foi fechada para a realização de obras de recuperação no dia 1º de setembro de 2025.
O trabalho foi divido entre três fases. Na primeira foi necessária a interdição total, já na segunda fase será realizado o trabalho de recuperação estrutural como reforço de pilares, estacas e aparelhos de apoio. Apesar da necessidade de interrupções pontuais no tráfego de veículo, a ponte não ficará totalmente interditada.
Segundo o prefeito, a segunda etapa da restauração deve começar em breve. "No dia 6 de outubro o tráfego vai estar liberado na Ponte Metálica, concluindo a primeira etapa da manutenção. Já estão licitando a segunda etapa, mas não vai precisar interditar a ponte. A terceira etapa vai ser a pintura total da estrutura metálica, mas isso vai ficar mais para frente", disse em publicação nas redes sociais.
De acordo com o inspetor-geral da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM), agente de trânsito Lucas Silva, os serviços contemplarão diversos pontos da ponte. “Inicialmente, será recuperada a parte superior do tabuleiro, incluindo as lajes, os fixadores dos trilhos e também as passarelas laterais."